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Comunicação Cognitiva Computacional
Protocolo do SIGProj:   306305.1680.295957.15052018
De:19/07/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Verônica Machado Marques
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicãções e Pesquisas Computacionais
Resumo da Ação de Extensão
  A comunicação cognitiva computacional permite que pessoas e organizações possam utilizar ferramentas de comunicação social para desenvolver estratégias viabilizando e organizando tanto a informação quanto os processos. Essas ferramentas serão validadas por diagramas lógico-matemáticos, gerando assim métricas cognitivas que podem melhorar o funcionamento do método.  Esse cenário ganha ainda mais abrangência em uma sociedade, transmídiatica, hipercomunicativa e hiperconectada, onde a todo tempo nossas relações pessoais se tornam importantes sistemas complexos.    As ações que serão realizadas no âmbito da proposta são perpassadas pela indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e contextualizadas na função social da UFRJ que é histórica no que concerne a formulação de políticas públicas na área da Ciência da Computação, na perspectiva da universalidade de acesso do público-alvo constituído de 200 (duzentos) alunos de instituições de Ensino superior, aos conhecimentos científico-tecnológicos, como elemento constitutivo imprescindível para produzir mudanças significativas na realidade do e estratégico para impulsionar processos geradores de inclusão social, atendendo assim, o exigido no edital Rua 2018.2, Anexo IV - O Projeto está vinculado ao Programa de Educação Pública, Formação Permanente e Educação Popular.
Palavras-chave
   Comunicação Social, Marketing, Computação, Cognição, Linguagem
Público-Alvo
  O público-alvo preferencial da ação é constituído de ATÉ 200 (duzentos) alunos de graduação da ciência da computação,Faculdade de Letras, Faculdade de Administração, Escola de Belas Artes, conforme consubstanciado na justificativa da carga horária haverá um público-alvo transversal integrado por esses estudantes. Como os cursos são ofertados pelo NCE-UFRJ, as parcerias se comprometem em fornecer alunos (úublico alvo) de ATÉ 200 professores, para que não atinjam o limite de 200 vagas. Podendo indicar cada parceria de 0 a 200 alunos (público alvo). No âmbito da concepção da proposta a escolha do público-alvo prioriza duas dimensões: 1) A interação dialógica da UFRJ com outras instituições de Ensino superior na perspectiva da circularidade dos saberes em um processo de retroalimentação e de fortalecimento dos vínculos entre instituições públicas de ensino; 2) A interação dialógica entre as diversas expertises acadêmicas da UFRJ na perspectiva da transversalidade do conhecimento e da construção de diálogos interdisciplinares que envolvem as diversas dimensões do mundo contemporâneo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carlaveronica@nce.ufrj.br
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