«« Voltar
Avaliação neuropsicológica e perfis cognitivos de crianças com dificuldade de aprendizagem (Cópia) 10-05-2018
Protocolo do SIGProj:   306214.1680.129215.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Rosinda Martins Oliveira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  As dificuldades de aprendizagem são caracterizadas por rebaixamento significativo do desempenho acadêmico, em relação ao esperado para determinada faixa etária e nível de escolaridade. Estas dificuldades, combinadas ou isoladas, afetam o rendimento escolar e podem ter consequências até a idade adulta, impondo limites importantes para o posicionamento do indivíduo na sociedade. Independente das causas, em todos os casos de dificuldade de aprendizagem existem alterações subjacentes do funcionamento cognitivo, que podem afetar uma ou mais funções (atenção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivos, percepção, habilidades visuo-construtivas e até praxia). A compreensão do padrão individual de funções cognitivas preservadas e comprometidas, através de avaliação neuropsicológica, contribui para o planejamento de intervenções que promovam o desenvolvimento da criança e o aumento do rendimento acadêmico possível em cada caso. Este projeto tem por objetivos (1) Avaliação Neuropsicológica de crianças (provenientes de escolas que atendem populações de baixa renda) com queixa de dificuldade de aprendizagem e (2) criação e implementação de intervenções promotoras de desenvolvimento cognitivo e acadêmico a partir dos perfis cognitivos particulares, assim como das demandas e caracteristicas sócio-culturais da população alvo. Estas intervenções serão voltadas para as próprias crianças e para os professores.
Palavras-chave
   dificuldade de aprendizagem, avaliação neuropsicológica, intervenção cognitiva
Público-Alvo
  Crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de idade, com queixa de dificuldade de aprendizagem, oriundas da escola parceira, do Instituto Reação (Rocinha), e provenientes de outras escolas que procurem o Departamento de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Equipe de Neuropsicologia das Dificuldades de Aprendizagem Supervisão: Prof. Rosinda Martins Oliveira Departamento de Psicologia Aplicada Instituto de Psicologia UFRJ - Campus da Praia Vermelha
«« Voltar