«« Voltar
GAMES INTELIGENTES: ILUSTRAÇÃO, DESIGN E MÚSICA
Protocolo do SIGProj:   306126.1680.295957.15052018
De:19/07/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Verônica Machado Marques
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicãções e Pesquisas Computacionais
Resumo da Ação de Extensão
  Os games inteligentes, são elaborados segundo os aspectos metacognitivos inconscientes que devem serem desenvolvidos na criança. Funções cognitivas, linguagens-código, canais lingüísticos ÁUDIO-VISUAIS, processos-tarefa, níveis semióticos e número de elementos imagéticos e sonoros, farão parte do affordance dos games. HÁ uma grande diferença entre os jogos didáticos e os jogos metacognitivos, já que os últimos permitem que a criança dê um salto metaprocessual em que o game serve para a evolução da criança, embasado em um forte alicerce teórico. Os games metacognitivos têm como objetivo o aprofundamento da pesquisa sobre a imagem E DO SOM no processo de como o cérebro aprende, isto é, como a cognição humana funciona.
Palavras-chave
   Ilustração, Design, Música, Computação, Linguagem.
Público-Alvo
  O público-alvo preferencial da ação é constituído de até 200 (duzentos) professores do ensino fundamental da rede pública (público alvo de todos o projeto de Neuropedagogia Computacional), alunos indicados pela ONG ABRAPA e alunos de graduação da Fundação Cecierj conforme consubstanciado na justificativa da carga horária haverá um público-alvo transversal integrado por alunos vinculados a estes professores. No âmbito da concepção da proposta a escolha do público-alvo prioriza duas dimensões: 1) A interação dialógica da UFRJ com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica na perspectiva da circularidade dos saberes em um processo de retroalimentação e de fortalecimento dos vínculos entre instituições públicas de ensino; 2) A interação dialógica entre as diversas expertises acadêmicas da UFRJ na perspectiva da transversalidade do conhecimento e da construção de diálogos interdisciplinares que envolvem as diversas dimensões do mundo contemporâneo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carlaveronica@nce.ufr.br
«« Voltar