«« Voltar
Construindo o Saber 2017
Protocolo do SIGProj:   306070.1680.96625.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Débora Henrique da Silva Anjos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IBCCF - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto 'Construindo o Saber” visa a promoção da parasitologia, educação e saúde, de forma interdisciplinar realizando a alfabetização/divulgação científica, abordando os temas transversais aos parâmetros curriculares nacionais (PCN's), como ambiente e saúde. Estes serão levados em módulos com diferentes oficinas sobre os parasitos (protozoários, vírus e helmintos) veiculados pela água e alimentos, respectivos mecanismos de transmissão, prevenção, bem como os fungos e sua importância humana e insetos veiculadores de patógenos, como Aedes aegypti transmissor do Vírus da Dengue, da febre Chikungunya, da Zica e no momento a emergencia do vírus que causa a Febre Amarela, visando a contribuir com estratégias alternativas com o ensino básico no Rio de Janeiro e Grande Rio. As atividades extensionistas consistirão na de eventos de divulgação científica em espaços formais e não formais de educação; como unidades escolares, Espaço Ciencia Viva e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, continuar divulgando ciencia, através do o site (http://cienciamix.com.br), com entrevistas sobre principais temas de saúde pública e demais assuntos científicos, implementar a produção de material para didático, produção de objetos com função paradidáticos em impressão 3D, além da formação de recursos humanos através das disciplinas extensionistas (CFB 007- Divulgação científica e CFF 007 Neurociências Aplicada a Educação e Difusão Científica), pela formação continuada em assuntos de saúde pública, através de cursos e a implementar a pesquisa relacionada as atividades extensionistas. Para isto, o referido projeto será encaminhado ao Comitê de Etica de Pesquisa em Seres Humanos, vinculado à plataforma Brasil, para ser apreciado.
Palavras-chave
   Parasitologia, Saúde, Ensino, Material didárico e Divulgação científica
Público-Alvo
  Docentes, profissionais de educação e discentes de escolas públicas e privadas de ensino de educação infantil, fundamental, médio e superior constituem o público alvo de atividades realizadas em unidades escolares e a UFRJ. Em média, em cada local de realização o publico atinge 250 pessoas. Em espaços não formais de educação, como Espaço Ciencia Viva, além destes componentes de público alvo citados acima, os familiares participam das que variam de meses até a melhor idade, maiores de 60 anos, podendo atingir aproximadamente 400 visitantes.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Para a edição do PROFAEX (2018/2019) o referido projeto de extensão divulgará eventos, cursos, além de outras atividades extensionistas pelo EMAIL DO COORDENADOR (dhenriqueanjos@gmail.com, dhanjos@biof.ufrj.br), pelo site Cienciamix (Cienciamix. com.br).
«« Voltar