«« Voltar
Pesquisa-Ação para a sustentabilidade da pesca artesanal e aquicultura familiar em Rio das Ostras-RJ
Protocolo do SIGProj:   306069.1680.70757.13052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Alexandre de Azevedo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUPEM - Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  A pesca artesanal e de pequeno porte é responsável por mais da metade da produção de pescado no Brasil e no Mundo e tem recebido pouca atenção do Estado para o seu desenvolvimento sustentável. A aquicultura de pequena escala em arranjo produtivo familiar segue também com pouca atenção muito embora seja tida como a solução para a produção de pescado mundial dada a drástica diminuição nos estoques pesqueiros. Rio das Ostras tem forte ligação histórica e cultural com a pesca mas tem experimentado a não diversificação econômica dada a forte influência econômica da cadeia produtiva do petróleo que atrai para si todas as atenções da iniciativa pública e privada. Na atual conjuntura, dada a forte crise econômica e principalmente no segmento de produção de petróleo, a cidade se vê impelida à busca de alternativas para a sustentação econômica. Através de metodologias de pesquisa-ação, este projeto tem como objetivo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e comunidade de pesca e produtores rurais, diagnosticar os entraves e desenvolver soluções produtivas baseado em tecnologias sociais e zootécnicas para o desenvolvimento da pesca artesanal e aquicultura familiar. Especificamente, serão realizados diagnósticos participativos para o setor, formulação de prioridades e metas, elaboração de projetos específicos para prospecção de fomento e implementação de unidades produtivas experimentais.
Palavras-chave
   Pesca artesanal, Aquicultura, Rio das Ostras
Público-Alvo
  Serão beneficiários diretos da ação: - aproximadamente 180 pescadores e seus familiares (dados da FIPERJ-RJ) - aproximadamente 140 produtores rurais de Cantagalo (dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras). -20 alunos de Graduação da UFRJ-Campus Macaé Beneficiários indiretos: - 1400 pescadores de Barra de São João e Macaé
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Os projetos e seus resultados serão publicados na imprensa local e na página do NUPEM-UFRJ e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.
«« Voltar