«« Voltar
Promovendo ações para adaptação, adesão e segurança medicamentosa na pessoa com doença crônica não transmissível
Protocolo do SIGProj:   305769.1680.305954.15052018
De:05/08/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Rafael Oliveira Pitta Lopes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  Projeto de extensão que possui como público-alvo pessoas que convivem com doenças crônicas não transmissíveis, especialmente doenças do aparelho circulatório e diabetes, do município de Macaé, tendo como objetivo realizar divulgação de conhecimentos sobre estratégias de adaptação, adesão e segurança medicamentosa com vistas à recuperação e promoção da saúde. A metodologia do projeto considera a indissociabilidade do tripé ensino-pesquisa-extensão e as estratégias utilizadas nas ações são pautadas a partir das necessidades dos diferentes grupos-alvo do projeto, levantadas pela equipe de execução por meio de formulários e questionários. Pretende-se promover ações educativas individuais e coletivas junto a rede municipal de saúde de Macaé, bem como nos cenários da própria instituição e discutir e avaliar os resultados, junto aos bolsistas e/ou voluntários envolvidos no projeto. Os resultados serão divulgados por meio da participação em eventos científicos, encaminhamento para publicação de artigos científicos, além de divulgação em meio eletrônico.
Palavras-chave
   promoção da saúde, doenças crônicas não transmissíveis, hipertensão arterial, diabetes mellitus, segurança medicamentosa
Público-Alvo
  Usuários do serviço de saúde da rede municipal de Macaé que convivem com doenças crônicas não transmissíveis, em especial, pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial. Das 57 milhões de mortes no mundo em 2008, 36 milhões, ou 63%, foram em razão das DCNT, com destaque para as doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doença respiratória crônica. O público do projeto abarca a ação à população com doenças do aparelho circulatório e ou diabetes do município de Macaé.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   pitta_rafael@hotmail.com
«« Voltar