«« Voltar
O ensino de ciências pela prática da experimentação
Protocolo do SIGProj:   305738.1680.262597.15052018
De:09/07/2018  à  09/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Elane da Silva Ribeiro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUPEM - Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  A Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino da Ciência estimula o emprego do método experimental no ensino das ciências, rompendo com o ensino dessa mesma área sob bases livrescas. Segundo eles, o trabalho em laboratório desenvolve nos alunos uma permanente atitude de indagação, observação e crítica, procurando tornar os alunos capazes de aplicar “por iniciativa própria, o método científico a novos problemas”, sendo mais importante do que dar-lhes informações específicas sobre determinados temas. Desta forma, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio e fundamental serão desenvolvidas atividades práticas com os professores de ciências do ensino fundamental, professores de biologia do ensino médio e com alunos do curso de formação de professores de escolas públicas do Município de Macaé-RJ. Estas abordagens ocorrerão através de demonstrações e indagações práticas com intuito de auxiliar em uma melhor compreensão de diversos assuntos do cotidiano dos alunos, promovendo uma maior utilização e abrangência do conhecimento científico contido na Universidade para a comunidade. Atualmente, o ensino de ciências nas escolas é realizado com base em aulas teóricas devido a não disponibilidade e condições estruturais e financeiras para a realização de aulas práticas. Assim, a realização de práticas utilizando materiais de baixo custo e de fácil disponibilidade poderão auxiliar os alunos na concretização, adequação e aprendizado dos conceitos teóricos estudados, além de servir aos professores como ferramenta de apoio complementar às respectivas aulas.
Palavras-chave
   Ensino de Ciências, Experimentação, Práticas
Público-Alvo
  Professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais e estaduais no município de Macaé. Alunos de ensino médio do curso de Formação de professores de escolas públicas estaduais no município de Macaé.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Profa. Elane da Silva Ribeiro - elanesribeiro@gmail.com Profa. Flávia Borges Mury - flaviamury@gmail.com Prof. Petter Entringer Franco - pfentringer@gmail.com
«« Voltar