«« Voltar
10 ANOS DO SCIENTIFICARTE - OBSERVAR PARA CONHECER / Construção de um modelo didático a partir do qual se possa pensar a arte enquanto forma de conhecimento, em particular na sua inspiração profunda com os seres vivos (Cópia) 26-03-2017 (Cópia) 06-03-2018 (Cópia) 04-05-2018
Protocolo do SIGProj:   305696.1680.126032.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Christine Ruta
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUPEM - Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto trata-se de uma renovação que vem desempenhando suas atividades na região com êxito. O projeto pauta-se entre as Artes Integradas e os espaços de Ciências. O público-alvo do projeto vem solicitando mais atividades e também que seja inserido como proposta extra-curricular permanente das escolas/colégios. A equipe do projeto aprofundou seus conhecimentos quanto a metodologia proposta e a cada ano que passa seus membros atuam de maneira mais ativa nas atividades práticas da metodologia. Em 2018-2019, os estagiários terão uma especial participação no processo de avaliação. O projeto se propõe a trabalhar a arte enquanto forma de apropriação do saber científico, possibilitando ainda a construção de uma metodologia didático-pedagógica interdisciplinar. O Scientificarte consiste na elaboração, desenvolvimento e confecção de materiais pedagógicos, que visam possibilitar a articulação entre ciência e arte. Este projeto, tem como resultados, a produção de materiais que estão em contínuo processo de desenvolvimento para serem usados como instrumentos didáticos no ensino. Através da linguagem lúdica pretende-se contribuir na difusão do conhecimento das manifestações artísticas/culturais junto ao público alvo. Espera-se continuar a contribuir, através destas ações integradas, no incentivo artístico/cultural em Macaé e arredores, além de outras cidades do Rio de Janeiro, especialmente na conurbação Barra Mansa/Volta Redonda.
Palavras-chave
   Ciência, Arte, Educação, Interdisciplinar, Interiorização
Público-Alvo
  (A) Núcleo principal: Professores e estudantes do ensino fundamental, médio e superior da rede pública. O trabalho realizado com as Secretarias Municipais, principalmente de Educação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Cultura, dos municípios de abrangência será feito com o intuito de reconhecer as localidades e continuar a diagnosticar suas condições iniciais em relação: (1) ao ensino de Ciências no ensino público; (2) as expressões artísticas regionais; (3) a preservação ambiental da fauna local a fim de contribuir para elaboração de melhorias para os municípios, durante e após o desenvolvimento do projeto. (B) Núcleo transversal: O projeto indiretamente prevê a participação ativa da comunidade local como um todo, o que paulatinamente se intensificará a medida que o projeto for difundido nas diferentes instituições do governo municipal e espaços coletivos de convivência (praças, parques, etc). Este público será contemplado não somente através de ações diretas como palestras e oficinas do projeto, mas também através da soma da “ação multiplicadora” de cada pessoa do núcleo principal que estenderão os benefícios da ação vivenciada a seus familiares.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato pode ser feito através do email institucional: scientificarte@macae.ufrj.br ou email do gmail: scientificarte@gmail.com ou pela fan-page: https://www.facebook.com/Scientificarte?fref=ts ou pelo telefone da Coordenação de Extensão da UFRJ-Macaé: 3399-3940
«« Voltar