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Bilinguismo Computacional: Lógica, Literatura e Línguistica Cognitiva
Protocolo do SIGProj:   305654.1680.295957.15052018
De:19/07/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Verônica Machado Marques
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicãções e Pesquisas Computacionais
Resumo da Ação de Extensão
   Adquirir as competências da cidadania universal é um dos desígnios mais importantes quando trata-se do aprendizado de uma língua estrangeira. Por conseguinte, o letramento em uma língua depende principalmente do entendimento das estruturas lógico-linguísticas de um texto. A tecnologia da informação é um catalisador desta assimilação e é por isto que este projeto propõem a aliança entre o bilinguismo e a computação. A junção entre as áreas permite que graduandos e profissionais de letras, especialistas em análise literária, trabalhem lado a lado com graduandos e profissionais da computação, especia listas em algoritmos e programação, com o propósito de criar um engenho computacional em formato de Game Inteligente que seja capaz de coletar e armazenar dados. Através destas informações, o software terá a capacidade de fazer o papel de um crítico literário e, além disso, será capaz de intervir de forma adaptativa e evolutiva na construção de um texto mais aprimorado por parte do estudante. A contribuição deste projeto não é somente um produto final, mas também o processo de interação entre os especialistas que terão a oportunidade de conhecer e experienciar novas áreas de estudo complementares a suas áreas de origem.
Palavras-chave
   Bilinguismo, Computação, Cognição, Linguagem, Letras
Público-Alvo
  O público-alvo da ação é constituído de até 200 (duzentos) professores do ensino fundamental da rede pública, que receberão um curso de formação, oferecido pela equipe de execução orientada e treinada pela coordenadora. A equipe executora serão alunos das graduações de matemática, letras e ciência da computação e conforme consubstanciado na justificativa da carga horária haverá um público-alvo transversal integrado por alunos vinculados a estes professores. No âmbito da concepção da proposta a escolha do público-alvo prioriza duas dimensões: 1)A interação dialógica da UFRJ com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica na perspectiva da circularidade dos saberes em um processo de retroalimentação e de fortalecimento dos vínculos entre instituições públicas de ensino; 2)A interação dialógica entre as diversas expertises acadêmicas da UFRJ na perspectiva da transversalidade do conhecimento e da construção de diálogos interdisciplinares que envolvem as diversas dimensões do mundo contemporâneo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carlaveronica@nce.ufrj.br
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