«« Voltar
Projeto Fundão - Setor Matemática
Protocolo do SIGProj:   305505.1680.131565.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia Coelho de Segadas Vianna
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  RECADASTRAMENTO A equipe do Projeto, que funciona ininterruptamente há 34 anos, compõe-se de cinco grupos de trabalho, cada um, formado de professor coordenador (do IM, do CAp ou externo), professores multiplicadores da escola básica ou formadores de professores (da UFRJ ou IES externas) e de estagiários (graduandos do IM). Em caráter colaborativo, os grupos atuam integradamente em pesquisa, ensino e extensão, visando à melhoria do ensino de Matemática. Em 2017, atingiu diretamente cerca de 1970 professores e futuros professores, em 21 eventos e programa de formação de professores da SEEDUC/RJ, totalizando 46 palestras, comunicações, oficinas e pôsteres no Estado do Rio de Janeiro e em outros estados. Os estagiários apresentaram 5 trabalhos no XIV Congresso de Extensão da UFRJ, e jogos e atividades do Festival da Matemática, na SNCT/UFRJ e em escolas. As atividades de extensão do Projeto são elaboradas a partir de pesquisas realizadas pela sua equipe em temas de interesse da sala de aula, seja em assuntos que apresentam dificuldades de aprendizagem pelos alunos, seja em apoio a professores para superar dificuldades didáticas. Os trabalhos baseiam-se na convicção de que a matemática deve ser instrumento de inclusão social. Neste sentido, destaca-se particularmente o trabalho realizado para deficientes visuais e surdos. A participação permanente, em trabalho semanal colaborativo, de estudantes de licenciatura, professores da UFRJ, professores da escola básica e formadores de professores externos à UFRJ valoriza os saberes de cada membro da equipe, beneficiando a todos, e torna a produção muito adequada às necessidades da Educação Básica.
Palavras-chave
   Matemática, inclusão, compreensão, formação de professores
Público-Alvo
  Professores e futuros professores de matemática do Estado do Rio de Janeiro e demais locais (variáveis) onde a equipe atua, no Brasil e no exterior, além de alunos da Escola Básica atingidos em feiras de ciências, ações do Biênio da Matemática e na SNCT. O 34º Encontro do Projeto ampliará a abrangência do público a diversos municípios do Rio de Janeiro. Considera-se que os alunos dos docentes atingidos são beneficiários das ações do Projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.matematica.projetofundao.ufrj.br
«« Voltar