«« Voltar
Reciclagem de óleo vegetal residual para produção de sabão em comunidades de Magé: Uma proposta de conscientização unindo alunos, pais e professores do Ensino Médio de colégios do município de Magé
Protocolo do SIGProj:   305486.1680.227248.15052018
De:12/07/2018  à  12/07/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Bárbara Vasconcellos da Silva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  A produção de sabão a partir de óleo vegetal residual é uma alternativa para o descarte inadequado deste resíduo. Os óleos vegetais residuais provenientes, principalmente, de frituras acarretam sérios prejuízos ambientais como: o entupimento das redes de esgoto, redução da oxigenação e passagem de luz na água dos rios, produção de gás metano nos mares e a impermeabilização de solos e lençóis freáticos. A preparação de sabão através de práticas experimentais em sala de aula é uma forma de conscientizar os estudantes da necessidade do descarte adequado de óleo residual e dos seus malefícios associados à saúde humana. É objetivo da presente proposta a criação de uma rede de escolas do município de Magé com sede no Colégio Estadual José Veríssimo, onde há um laboratório de Química criado com recursos da FAPERJ, para coleta de óleo residual, treinamento de estudantes de outras escolas do município e apresentações orais para pais de alunos e integrantes da comunidade. O óleo será coletado nas três escolas participantes do projeto: Colégio Estadual José Veríssimo, Colégio Estadual Joaquim Leitão e Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff. O óleo coletado será usado em oficinas de preparação de sabão organizadas pela equipe do projeto. Nestas oficinas serão discutidas as consequências do descarte inadequado do óleo vegetal e a química do sabão, incluindo atividade prática. Além disso, serão feitas palestras para os professores e pais dos alunos das escolas a fim de envolver grande parte da comunidade na coleta e aproveitamento do óleo.
Palavras-chave
   reciclagem, sabão, óleo de cozinha
Público-Alvo
  Estudantes do Ensino Médio de três escolas localizadas no município de Magé, conforme descrito no item 1.2. Serão realizadas oficinas com estes alunos, e a cada oficina, participarão cerca de 30 alunos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   barbara@iq.ufrj.br
«« Voltar