«« Voltar
Cursos de Férias e Programa Jovens Talentosos
Protocolo do SIGProj:   305479.1680.30779.15052018
De:05/07/2018  à  29/08/2023
 
Coordenador-Extensionista
  Wagner Seixas da Silva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IBqM - Instituto de Bioquímica Médica
Resumo da Ação de Extensão
  A educação formal é caracterizada pela transmissão do conhecimento acumulado, visando melhor atender às demandas do mercado de trabalho e da sociedade. Atualmente, o imenso volume de informações acumuladas torna inviável a mera transmissão de conhecimentos. Desta forma, fazem-se necessárias novas metodologias que favoreçam a compreensão do processo científico. Assim, são dois os desafios a serem vencidos: i) tornar o conhecimento científico acessível aos estudantes e à população em geral; ii) capacitar estes estudantes e também os professores a dar continuidade ao aprendizado ao longo de suas vidas. É de fundamental importância estimular nas escolas públicas programas que levem à melhoria nas condições de ensino. Embora não sejam os únicos, os cientistas possuem importante parcela de responsabilidade no processo de Educação em Ciências, uma vez que possuem acesso rápido ao novo conhecimento gerado. É dever do cientista promover a implantação de programas que viabilizem uma maior interação entre o meio acadêmico propiciado pela universidade e professores/ estudantes de nível médio de escolas públicas, visando desmistificar a Ciência, tornando-a acessível e favorecendo a compreensão do método científico. O Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ, através de diferentes iniciativas, tem buscado contribuir na formação dos nossos jovens estudantes de escolas públicas.
Palavras-chave
   educação, ciências, bioquímica, cursos experimentais, método científico
Público-Alvo
  O projeto tem como público alunos e professores do ensino médio, principalmente de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto existem algumas especificações que passamos a descrever: Atividades desenvolvidas na UFRJ- Ilha do Fundão 5 professores e 40 alunos por curso. 4 alunos de graduação e 4 pós-graduação. Atividades desenvolvidas nas Escolas (valores por curso): 30 alunos por curso. 2 alunos de graduação e 3 pós-graduação. IMPORTANTE: IREMOS OFERTAR VAGAS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO POIS TRATA-SE DE UMA AÇÃO CURRICULAR. O IBQM NÃO POSSUI CURSO DE GRADUAÇÃO OS CRÉDITOS SERÃO VALIDADOS ATRAVÉS DE UNIDADES PARCEIRAS (VER DECLARAÇÕES). SERÃO OFERECIDAS 88 VAGAS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO. NÃO TIVEMOS COMO INCLUIR OS NOMES NA EQUIPE EXECUTORA POIS OS ALUNOS AINDA SERÃO SELECIONADOS.
Situação
  Atividade
Contato
   emails: cferias@bioqmed.ufrj.br wseixas@bioqmed.ufrj.br Wagner Seixas da Silva, Ph.D Professor Adjunto IV Coordenador dos Cursos de Férias Coordenador do Programa de Jovens Talentosos - IBqM Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Carlos Chagas Filho, 373, Prédio do CCS, Bloco E- Sala 038, Ilha do Fundão, RJ, Brasil, Caixa Postal 68051 CEP 21.941-971, Tel: (21) 2270-1635
«« Voltar