«« Voltar
OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA E SUAS DIFICULDADES (Cópia) 01-04-2017 (Cópia) 18-02-2018 (Cópia) 02-05-2018
Protocolo do SIGProj:   305466.1680.125009.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Jane Correa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Acompanhamento psicopedagógico na Divisão de Psicologia Aplicada Isabel Adrados do Instituto de Psicologia-UFRJ a crianças em idade escolar que apresentem dificuldades no aprendizado inicial da língua escrita. No Niac, os encaminhamentos são oriundos dos atendimentos interdisciplinares (Direito, Serviço Social e Psicologia) realizados neste programa. Importa-nos a compreensão das dificuldades de aprendizagem na aquisição inicial da língua escrita experimentadas por crianças no Ensino Fundamental. Por meio deste processo compreensivo, torna-se possível delinear os fatores cognitivos implicados em tais dificuldades, modificando assim a maneira de interpretá-las e, por consequência, de agir em prol da superação dos obstáculos enfrentados pelos aprendizes na escola. A compreensão dinâmica das dificuldades pode, assim, possibilitar a intervenção, objetivando a transformação desta criança em participante ativo do seu processo de aprendizagem. Logo, por meio do saber-fazer que busque entender a trajetória, bem como as características próprias ao aprendizado de cada criança e as dificuldades que cada uma experiencia, podem ser pensadas formas de intervenção singulares, melhor direcionadas para o(s) tipo(s) de dificuldade(s) encontrado(s) pelas crianças ao longo de seu aprendizado. Em 2018, nossa ação pretende ser também extra-muros por meio da troca de saberes entre as Oficinas de Leitura e Escrita e a prática docente de uma escola pública próxima ao Campus PraiaVermelha, onde ocorrerá o projeto de pesquisa “Compreensão Leitora E Linguagem Oral: Por Um Modelo Linguístico-Cognitivo Da Leitura No Português Brasileiro”. As Oficinas de Leitura e Escrita tem um conjunto de atividades lúdicas elaboradas, que serão enriquecidas pelo diálogo com os professores desta unidade escolar.
Palavras-chave
   dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita
Público-Alvo
  Crianças em idade escolar (6 a 12 anos) que apresentem dificuldades no aprendizado inicial da língua escrita, moradoras, em sua maioria, de comunidades próximas, da zona oeste, e da Baixada Fluminense. Informação e orientação à família das crianças. Informe à escola das crianças.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Divisão de Psicologia Aplicada, Instituto de Psicologia
«« Voltar