«« Voltar
Estratégias de promoção da alimentação adequada e sustentável entre adultos e idosos com doenças do fígado e seus familiares: atividades de desenvolvimento, autonomia e educação
Protocolo do SIGProj:   305411.1680.199985.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Wilza Arantes Ferreira Peres
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto teve início em 2014, em encontra-se em processo de RECADASTRAMENTO no edital RUA 2018. É uma proposta multidisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida de indivíduos com doenças do fígado, que podem cursar com agravos nutricionais tais como desnutrição ou obesidade, associado a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. As doenças crônicas são a principal causa de óbito no mundo. São objetivos do projeto: Desenvolver um projeto integrado, que contemple ações multidisciplinares de educação alimentar nas comunidades internas e externas a UFRJ, famílias do Rio de Janeiro e grande Rio de Janeiro/RJ; Diversificar escolhas alimentares e incentivar o uso de temperos naturais de baixo custo e ambientalmente correta; Incentivar escolhas alimentares responsáveis e racionais; promover a realização de oficinas de alimentos, contemplando o preparo saudável de alimentos e novas receitas; resgatar os saberes da população quanto ao uso racional de plantas de uso alimentar, visando diversificação na dieta; despertar o interesse no cultivo de temperos em hortas caseiras, publicar manuais elaborados por bolsistas e colaboradores com temas diversos dentro da série “Alimentação Saudável”. A realização de espaços de troca de saber e oficinas oferecerá orientação de alimentação adequada e sustentável. Serão elaborados manuais sobre os temas componentes do projeto.
Palavras-chave
   alimentação saudável, oficinais, manuais, hortas caseiras, doença do fígado
Público-Alvo
  Adultos e idosos com doenças crônicas e agudas do fígado e co-morbidades e seus familiares, por meio da troca de novos saberes visando implementar ações e atividades educacionais de prevenção e tratamento dos fatores de risco para saúde.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   wilza@nutricao.ufrj.br Pretende-se criar canais de comunicação online, para ampliar a divulgação.
«« Voltar