«« Voltar
Conversas com professores de ciências da rede de ensino do Rio de Janeiro: construindo um instrumento dialógico para formação continuada.
Protocolo do SIGProj:   305311.1680.295287.14052018
De:01/07/2018  à  01/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Rodrigo Volcan Almeida
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  É de conhecimento público, seja a partir de diversos indicadores, seja através da prática docente na sala de aula, que não temos conseguido, enquanto país, modificar substancialmente a qualidade da educação brasileira. Assim, ações que valorizem a atividade docente, são de extrema relevância na tentativa de contribuir para a alteração deste quadro. Neste sentido, a formação continuada de professores é uma tarefa inequívoca. Muitos são os exemplos de projetos que atuam para a formação continuada de professores: cursos, especializações, pós-graduações stricto sensu. Ações importantes, mas que, a nosso ver, reproduzem uma maneira verticalizada de abordagem, onde a universidade é a detentora do conhecimento e os professores os receptores. A referida proposta tem como objetivo atuar no contexto de um outro paradigma, mais horizontal, onde a universidade e professores da rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro possam eleger temas e aprofundá-los através de um grupo de estudos, locus onde a ação dialógica será praticada. Em função da experiência adquirida pelo Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia (www.epistemologia.ufrj.br), desde 2009, o tema que norteará o grupo de estudo proposto será o ensino de ciências, suas filosofias e epistemologias, assim como os aspectos sociológicos da educação na produção e reprodução do conhecimento.
Palavras-chave
   ensino de ciências, epistemologia, Gaston Bachelard, Louis Althusser, Pierre Bordieu
Público-Alvo
  Professores de ciências (química, física e biologia) da rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   volcan@iq.ufrj.br
«« Voltar