«« Voltar
A culinária afro-brasileira como promotora da alimentação saudável no ambiente escolar (Cópia) 06-04-2017 (Cópia) 27-04-2018
Protocolo do SIGProj:   305223.1680.143110.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Rute Ramos da Silva Costa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  Ajuda - Polo Ajuda
Resumo da Ação de Extensão
  A culinária brasileira congrega uma série de tradições, histórias, tecnologias que englobam sistemas econômicos, ecológicos e socioculturais de alta complexidade, que fortalecem as identidades sociais, regionais e nacionais. Considerando esses aspectos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar estabelece como princípios o respeito à cultura, às tradições e aos hábitos alimentares saudáveis regionais. Por esta amplitude referencial, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se destaca como ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem e demanda transversalidade na grade curricular na perspectiva da segurança alimentar e nutricional (SAN). O Marco de Referência em EAN orienta o processo educativo em alimentação e nutrição, elencando princípios que valorizam a comida e a culinária, destacam a abordagem do sistema alimentar, estabelecem a pedagogia crítica como caminho profícuo, a legitimidade de distintos saberes. Nesse sentido, a culinária é considerada uma ferramenta pedagógica, capaz de estimular escolhas autônomas e saudáveis, como também traz a possibilidade da valorização dos diferentes saberes, oriundos de culturas contra-hegemônicas, a exemplo da perspectiva africana. O projeto CULINAFRO desenvolve atividades educativas em escola municipal de modalidade Educação Jovens e Adultos, com uma proposta metodológica consoantes aos princípios da educação crítica, aos preceitos da promoção da saúde, da SAN e de reflexões sobre cultura alimentar a partir das matrizes africanas. O projeto organiza-se em 03 etapas: o planejamento participativo, a execução das propostas de ação e a avaliação dos resultados. Nosso objetivo é contribuir para a valorização e formação de práticas alimentares saudáveis sob um prisma não hegemônico do discurso do saudável.
Palavras-chave
   Alimentação Saudável, Educação Alimentar e Nutricional, Culinária afro-brasileira, Tecnologia educacional
Público-Alvo
  Estudantes matriculados em Escola Municipal de Macaé que atenda à Educação de Jovens e Adultos (EJA) selecionada para participar do projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Ruteatsoc@gmail.com https://www.facebook.com/Culinafro-1199349170080374/?fref=ts
«« Voltar