«« Voltar
EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E AGRICULTORES FAMILIARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Protocolo do SIGProj:   305141.1680.127578.15052018
De:03/06/2018  à  03/06/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Silvia Regina Magalhães Couto Garcia
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto visa promover a alimentação saudável, respeito ao meio ambiente e geração de renda por meio de capacitação e assessoramento dos agricultores familiares. O projeto inclui assessoria aos agricultores com temas relevantes e discussão de demandas relativas à qualidade do alimento, rotulagem, legislação sanitária, culinária, elaboração do preço de produtos beneficiados e custo da produção. Propõe elaboração de material técnico e didático para os agricultores. De 2011 a 2014 trabalhamos com agricultores da Região Serrana, realizando oficinas e produção de materiais didáticos “Cartilha do agricultor orgânico: rotulagem de alimentos” e “Cartilha do agricultor orgânico: boas práticas no processamento de alimentos”. Em 2015 trabalhou com os agricultores da Feira Agroecológica/UFRJ na análise da composição nutricional e sensorial dos seus produtos. Consolidou parceria com a prefeitura de Duque de Caxias, realizando reuniões entre os agricultores, universidade e a prefeitura para eleger estratégias de fortalecimento da agricultura familiar. Em 2016 foi realizada no município oficinas e assessoria para viabilizar uma cozinha comunitária na área rural para processamento de doces de frutas produzidas pelos agricultores. Em 2017 o projeto assessorou agricultores participantes da Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias. Aprovação em Congregação do Instituto de Nutrição Josué de Castro em 25/02/2010.
Palavras-chave
   soberania alimentar, alimentação saudável, meio ambiente, agricultura familiar
Público-Alvo
  O projeto visa beneficiar diretamente 200 famílias de agricultores familiares do município de Duque de Caxias. Essas famílias moram no quarto distrito, o qual possui a maior área e contempla a área rural e reservas naturais que correspondem a 250 km2 ou 56,5% da área total do município. Nessa área, essas famílias plantam e processam os alimentos que serão comercializados na Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Instituto de Nutrição Josué de Castro/UFRJ silviacouto@globo.com tel. 39386601 celular (21) 996489234 Falar com a professora Silvia M. Couto Garcia Prefeitura de Duque de Caxias prefeitura@duquedecaxias.rj.gov.br tel. (21) 2773-6210 Falar com Izabel Joia (DESANS)
«« Voltar