«« Voltar
Laboratório Culinário de Manguinhos: Um Espaço de Promoção da Saúde
Protocolo do SIGProj:   304997.1680.220650.15052018
De:08/07/2018  à  08/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Tais de Souza Lopes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Resumo da Ação de Extensão
  O Laboratório Culinário de Manguinhos (LCM) tem por objetivo desenvolver oficinas culinárias com a comunidade do território, por meio de atividades teórico-práticas, realizadas por docentes e discentes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição do INJC/UFRJ e pelas instituições parceiras. As oficinas culinárias, enquanto estratégias de promoção da saúde, tem como objetivo principal capacitar os indivíduos para o preparo de alimentos sob o referencial da alimentação saudável, com vistas a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e saúde, além de capacitá-los para a utilização de técnicas culinárias adquiridas na elaboração de receitas para melhoria e geração de renda. A aproximação da Universidade, especialmente de professores e estudantes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição, com comunidades de elevada vulnerabilidade social, contribui para a democratização dos saberes técnicos-científicos. Os alunos serão protagonistas no processo ensino-aprendizagem com a comunidade, o que os proporcionará formação transformadora, crítica, cidadã e que consolide a função social da universidade. Os alunos serão supervisionados pelos professores no planejamento e realização das atividades. A avaliação será realizada por meio de questionário estruturado, visando caracterizar as condições socioeconômicas dos participantes, a opinião destes sobre a oficina e sobre as receitas elaboradas, com uma análise sensorial e com a avaliação da intenção de reproduzir as receitas no domicílio e para comercializá-las, com objetivo de melhoria de renda. Os participantes também serão questionados sobre o(s) tema(s) que gostariam de sugerir para as próximas oficinas.
Palavras-chave
   Promoção da Saúde, Oficinas Culinárias, Geração de Renda, Segurança alimentar e Nutricional
Público-Alvo
  O Laboratório Culinário de Manguinhos tem por objetivo atender toda a comunidade, de acordo com sua necessidade. As oficinas culinárias ocorrem em parceria com o Programa Saúde na Escola e com as treze Equipes de Saúde da Família que atuam no território. Além disso, desde 2016 fizemos parceria com a Superintendência de Promoção da Saúde do Município do Rio de Janeiro. Assim, as oficinas tem como público-alvo os usuários do SUS de todas as faixas etárias: Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos, Gestantes e Lactantes e, os profissionais de saúde, educação e assistência social que atuam no território. As oficinas com crianças e adolescentes podem ocorrer dentro do laboratório ou no espaço escolar. Para adultos e idosos, além de oficinas de promoção da alimentação saudável, também podem ser elaboradas oficinas específicas para alguma condição de morbidade, como para diabéticos, hipertensos e obesos. Também há integração das oficinas com o público que frequenta outros equipamentos e ações sociais de Manguinhos, como os alunos da Academia Carioca e do Caminho Melhor Jovem. Após a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-Manguinhos), em outubro de 2016, o LCM passou a desenvolver oficinas culinária com os usuários acompanhados no CAPS, com a produção de alimentos para geração de renda. Especialmente para jovens e adultos, pretende-se desenvolver cursos de formação básica em técnicas culinárias com o objetivo de geração e melhoria de renda. Também são realizadas oficinas culinárias com a população de rua, atendida pela equipe do consultório de rua da Cap 3.1.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   As oficinas serão divulgadas em escolas, associação de moradores, a partir da busca ativa, pelos profissionais de saúde da família, no Centro de Referência da Juventude e na página de facebook do projeto.
«« Voltar