«« Voltar
Construção de uma prática democrática e alternativa de formação de docentes de língua e culturas em Língua Alemã em espaços públicos no Estado do Rio de Janeiro (Cópia) 24-04-2018
Protocolo do SIGProj:   304913.1680.131355.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto ora apresentado, tornou-se mais conhecido pela sigla PALEP: “Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos”. Trata-se de uma ação processual, articulada e unitária, centrada na formação acadêmica de alunos de graduação com base na prática extensionista voltada para o ensino da língua alemã para jovens não-universitários em contextos diversos. Esta ação é constituída em seu conjunto pelos seguintes princípios e objetivos específicos: (1) estruturação, implementação e administração acadêmica de cursos de alemão como língua adicional em escolas de Ensino Fundamental e Médio no Estado do Rio de Janeiro; (2) construção, com base nestes cursos, de uma prática democrática e alternativa de formação de docentes de língua e culturas em Língua Alemã em espaços públicos no Rio de Janeiro. Esta ação tem o intuito de enriquecer as discussões sobre o ensino de língua e suas políticas, sobre metodologias e sobre a relação entre a(s) cultura(s) e a formação subjetiva da cidadania. Para estas finalidades o Projeto desenvolve em seu transcurso atividades como debates, mesas-redondas e colóquios, com a participação da comunidade acadêmica da própria Universidade e de convidados de outras instituições. A partir do que foi dito depreende-se claramente que a concepção, a organização e a consecução prático-teórica dos cursos de língua alemã não representam um fim em si mesmo, mas antes constituem-se como partes de um projeto didático-pedagógico mais amplo, que articula a prática extensionista com a formação docente do graduando em Letras de forma orgânica e indissociável.
Palavras-chave
   formação docente, escolas públicas, ensino de línguas adicionais, práticas extensionistas em Letras.
Público-Alvo
  O público alvo do Projeto são os alunos e alunas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública do Estado e Município do Rio de Janeiro, totalizando cerca de 250 participantes dos cursos e oficinas ofertados no âmbito do Projeto. Além disso, o público alvo também é formado por Professores universitários, discentes da graduação e pós graduação, e pesquisadores, principalmente nas áreas de ensino de línguas e formação de professores.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   https://www.facebook.com/PROJETOPALEP/
«« Voltar