«« Voltar
A psicologia na escola favorecendo o aprendizado do aluno
Protocolo do SIGProj:   304849.1680.192214.14052018
De:05/07/2018  à  05/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Jerusa Machado Rocha
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto visa construir espaços de escuta, reflexão e intervenção nas questões escolares. Nossa proposta é atuar junto com a equipe de educadores de forma a auxiliar nas dificuldades que se apresentam. Como estratégia de intervenção são realizadas observações em sala de aula, reuniões com a equipe pedagógica e oficinas de arte com os alunos. Os encontros com os professores permitem entender os atravessamentos institucionais que podem estar provocando alguma dificuldade na relação ensino-aprendizagem. É um espaço que favorece a troca de experiências fazendo com que os próprios educadores reflitam e sejam acolhidos em suas questões. As oficinas são realizadas com os alunos do ensino fundamental, atualmente terceiro e quarto ano, tal como decidido em reunião com os educadores; e se destina a trabalhar na expansão dos processos cognitivos, afetivos e criativos do aluno favorecendo a expressão do pensamento por meio de diferentes usos da linguagem: poética, literária, corporal, musical, teatral, radiofônica, etc. Apostamos que com o trabalho na expansão dos processos inventivos e expressivos dos alunos propiciamos que sejam criados outros modos de pensar o vivido, produzindo também efeitos clínicos.
Palavras-chave
   psicologia escolar, análise institucional, produção de subjetividade, grupos-oficina, deficiência visual
Público-Alvo
  Instituição escolar do Instituto Benjamim Constant: Educadores e alunos que estudam e trabalham na escola do Instituto Benjamin Constant, referência no atendimento à deficientes visuais no Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   jerusar3@gmail.com jerusa@psicologia.ufrj.br
«« Voltar