«« Voltar
'AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM' (PROJETO PANDA) (Cópia) 04-04-2017 (Cópia) 20-02-2018 (Cópia) 19-04-2018
Protocolo do SIGProj:   304675.1680.126449.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Cristina Maria Duarte Wigg
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto PANDA, foi criado para atender a crescente demanda de problemas escolares e de diagnósticos de dificuldade de aprendizagem(DA) que chegavam no Setor de Neuropsicologia do INDC/UFRJ, DPA/IP/UFRJ e outras parcerias de extensão. A partir da experiência com anos de projeto, observou-se que o bom funcionamento cognitivo e comportamental da criança e/ou adolescente na escola está atrelado a forma como esses menores são assistidos, seja por seus pais, profissionais de saúde e/ou professores, em relação aos problemas escolares. Assim, o projeto contempla atendimento de grupo de pais, que tem por objetivo ouvir, informar e orientar aos pais e cuidadores sobre as DAs, conversando com pais e cuidadores pontos importantes da nossa cartilha 'Aprendendo a Lidar com a DA'. Além disso, para 2018 estamos organizando um cronograma de apresentação mensal da Cartilha, destinado a escolas municipais. Desta forma, projeto faz avaliações neuropsicológicas, reabilitação/estimulação cognitiva e fará palestras da Cartilha para escolas da rede pública publica para 2018. As inscrições para o atendimento neuropsicologico poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no horario das 10:00 as 16:00 horas, atraves do telefone 3938-5629. As inscrições para o atendimento neuropsicologico poderão ser feitas de O PROJETO NÃO CONTEMPLA PRONTO ATENDIMENTO, DEVENDO O INTERESSADO AGUARDAR CONTATO PARA ATENDIMENTO (SEM PRAZO DETERMINADO), CONFORME DISPONIBILIDADE DE ALUNOS E BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROJETO. O PROJETO DESTINA-SE A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA E APENAS PODERÃO SE INSCREVER CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NA REDE DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL E ESTADUAL.
Palavras-chave
   Neuropsicologia, Dificuldade de Aprendizagem, Avaliação Neuropsicológica, Ações de Extensão.
Público-Alvo
  Serão atendidas crianças e adolescentes, de 6 aso 16 anos, acompanhados de seus responsáveis durante processo de investigação da queixa Dificuldade de Aprendizagem (DA), quando será realizada uma Avaliação Neuropsicológica, seguida ou não de reabilitação /estimulação cogniva. Serão também assistidos os pais e/ou responsáveis das crianças e adolescentes com queixa de DA. O atendimento dos pais e/ou responsáveis acontecerá antes do menor entrar em atendimento, sendo condição obrigatória para o atendimento do menor. Serão convocados até 10 pais e/ou responsáveis por vez, dependendo dos espaços cedidos pelas instituições INDC ou DPA. Esse atendimento será denominado grupo de pais, um espaço dedicado a escuta das demandas acerca das DAs. As crianças e adolescentes com queixa de DA são oriundas da inscrição pelos responsaveis no projeto PANDA, dos encaminhamentos de profissionais da saude paraa as instituições parceiras (DPA,INDC e IFF), ou de escolas que mantiverem parceria com o projeto PANDA (previsto parceria com a Escola Municipal Maestro Francisco Braga para março de 2018). Outras instituições, não parceiras, como Hospital da Lagoa, Hospital Jesus, ONGs, IPUB, também encaminham para o projeto crianças e adolescentes com DAs.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Promoveremos um pequeno evento em 2018, buscando divulgar nossas atividades.
«« Voltar