«« Voltar
A Microbiologia do Cotidiano
Protocolo do SIGProj:   304576.1680.199232.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Ângelo Samir Melim Miguel
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FF - Faculdade de Farmácia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “A microbiologia do cotidiano” tem como objetivo contribuir na formação dos estudantes da Escola Municipal Tenente Antônio João, estabelecer parceria e colaboração com o corpo docente da referida escola, visando apresentar e discutir diversos temas na área da microbiologia. Nesse projeto serão discutidos os papéis dos microrganismos, benefícios, malefícios e aplicações industriais dos mesmos. Abordar-se-á, temas relevantes, como a contaminação de solos, águas e alimentos com microrganismos, bem como tratamento, controle e profilaxia. Contudo, também será abordado que nem todos os microrganismos são patogênicos, mas sim, extremamente úteis para o desenvolvimento e fabricação de muitos produtos que consumimos no cotidiano. Serão realizadas palestras, oficinas com aplicação de jogos didáticos, além de diversas experiências práticas para mobilizar e aprimorar a fixação do conteúdo abordado. Visando facilitar e incentivar a disseminação de informação para os integrantes do projeto, bem como de toda a comunidade envolvida. Será elaborada uma série de manuais contendo informações relevantes sobre o tema do projeto, bem como um website, o qual conterá, além das informações supracitadas, jogos didáticos, visando aumento do engajamento do usuário em buscar conteúdo informativo. Não menos importante, propõe-se desenvolvimento de parceria com docentes da escola, de modo a estreitar relacionamento com os docentes, os quais poderão participar do desenvolvimento de todo o material didático a ser utilizado no projeto e a posteriori.
Palavras-chave
   Microbiologia, Higiene, Ensino, Saúde, Meio Ambiente
Público-Alvo
  Alunos do ensino básico e docentes da Escola Municipal Tenente Antônio João, bem como docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ e de instituições parceiras.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   a priori, os contatos serão realizados através do email do coordenador do projeto, samir.ff.ufrj@gmail.com. Assim que o website previsto para ser implementado no projeto estiver pronto contaremos com outras formas de contato.
«« Voltar