«« Voltar
Produção em Teatro
Protocolo do SIGProj:   304226.1680.76079.15052018
De:31/05/2018  à  30/05/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Carmem Cinyra Gadelha Pereira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
  Produção dos espetáculos teatrais dos alunos do Curso de Direção Teatral, que resultam de disciplinas obrigatórias, cujos créditos são obtidos mediante a montagem de peças: Direção V – ECA369 ('Amostra Grátis'), Direção VI – ECA487 ('Mostra Mais') e Projeto Experimental em Teatro – ECAY05 ('Mostra de Teatro da UFRJ'). O projeto também se dedica à organização e preservação do acervo de cenários, figurinos e fotos/vídeos. Estudantes das habilitações da ECo divulgam e produzem reportagens para a Revista 'À Mostra'. Participam estudantes de Cenografia e Indumentária (EBA) na criação de cenários e figurinos; alunos da Dança (EEFD), na preparação corporal dos elencos. Todos orientados pelos docentes das respectivas unidades. Na 'Mostra de Teatro da UFRJ', alunos secundaristas do CAp/UFRJ, dirigidos por alunos do 2º ano de Direção Teatral, também se apresentam. Temos parcerias recorrentes com: Casa da Ciência, Fórum de Ciência e Cultura, Museu Nacional e EAT Luiz Carlos Ripper. Realizam-se eventos paralelos, como exposições fotográficas, debates etc. As mostras são anuais (uma no primeiro semestre, duas no segundo), com entrada franca. Articulam ensino, pesquisa e extensão e voltam-se tanto para o público interno quanto para o público em geral do Rio de Janeiro. Com verba da PR-5 e FCC, publicamos 5 edições de 'Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral', com a finalidade de divulgar experiências de pesquisa teórico-prática, vinculadas ou não a espetáculos que venham a ser realizados ou resultem das mostras. Pretendemos que 'Ciclorama' venha a se tornar uma publicação semestral, conforme crescimento de recursos e infraestrutura.
Palavras-chave
   produção, teatro, extensão, acervo, publicação
Público-Alvo
  A 'Amostra Grátis' é predominantemente interna (público da ECo e convidados dos alunos), já que, sendo a primeira tentativa do estudante no uso da linguagem teatral, dirige-se a menor público (cerca de 30 espectadores por apresentação). A 'Mostra Mais' é divulgada tanto interna quanto externamente, alcançando a média de 60 espectadores a cada apresentação. A 'Mostra de Teatro da UFRJ' possui divulgação mais ampla e maior capacidade de público (até 100 pessoas por apresentação). Em todas as mostras há possibilidade de realizar itinerância nos campi universitários e em locais onde a UFRJ mantenha atividades extensionistas, como o Fórum de Ciência e Cultura e o Museu Nacional, bem como outros possíveis parceiros. Do ponto de vista acadêmico, os espetáculos cumprem aspectos de pesquisa, ensino e extensão, tendo em vista que as equipes incluem externos à UFRJ; do ponto de vista social, ressalte-se o afluxo de público (quase cinco mil pessoas por ano). Considere-se o número de assentos disponíveis (entre 30 e 100 lugares por dia, dependendo da Mostra e do espaço cênico). Não é raro que espectadores retornem às suas casas por falta de lugares. Muitos assistem a todas as peças, acompanham nossa programação, retornam para assistir novamente a cada mostra. Realizamos, assim, um trabalho de formação de plateia. Nosso número estimado de público é 4.800 anualmente, somando-se as 3 mostras (tendo por referência uma média de 12 peças por Mostra, respectivamente com cerca de 30, 60 e 75 pessoas por apresentação) e caracteriza-se por público de teatro da cidade; cariocas interessados em arte e cultura em geral; estudantes, professores de teatro de outras instituições e comunitárias; moradores do entorno do campus da Praia Vermelha; alunos, professores e funcionários da UFRJ. Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos de diferentes cursos estão envolvidos na realização das 3 Mostras, além de externos, como atores e demais funções na equipe, alguns formados em (ou cursando) outras instituições de ensino.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Contato geral da produção: mostraufrj@gmail.com / www.facebook.com/MostraDeTeatroDaUfrj/ | Carmem Gadelha (docente - coordenadora do projeto) - (21) 98871-4786 / cafezeiro@uol.com.br | Érika Neves (produtora cultural - gestora do projeto) - (21) 99951-8781 / erika.souza@eco.ufrj.br
«« Voltar