«« Voltar
CUIDADO CORPORAL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. (Cópia) 27-02-2018 (Cópia) 13-04-2018
Protocolo do SIGProj:   304178.1680.130790.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Glaucia Valente Valadares
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  Pretende-se desenvolver a educação tendo como estratégia a aplicação de metodologias ativas, incluindo a utilização da criatividade e do lúdico para facilitar o ensino-aprendizagem, haja vista temas geradores extraídos da problematização da prática de vida das pessoas, relacionados ao estilo de vida, com repercussão junto a qualidade de vida e, por conseguinte, no que tange a saúde. Esse caminho educativo deve servir como força de mudança e de libertação, qualquer aprendizado obtido está intrinsecamente ligado à tomada de consciência da situação real vivenciado pelo educando, em que o processo de conscientização pela educação popular levaria o educando a descobrir as relações entre os fatos, perceber as causas que os interligam e lutar para mudá-los. Assim, cada ser humano envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, dos conteúdos necessários dos quais se parte. Nesta lógica, o importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida, proporcionando condições para a transformação da consciência mediada pelo mundo. É importante refletir que o diálogo tem o poder de comunicar, enquanto o anti-diálogo não comunica, faz apenas, comunicados. O anti-diálogo está presente no assistencialismo, que não permite ao homem desenvolver-se criticamente ficando esse mudo e passivo. Na verdade, o que deve ser feito é ajudar o homem a ajudar-se. Com o assistencialismo, é retirada do homem a sua própria noção de responsabilidade. Logo, o projeto em tela busca discutir junto a população temas que possam beneficiar o estilo de vida com repercussões a qualidade de vida.
Palavras-chave
   Saúde. Educação. Enfermagem. Extensão. Diálogo.
Público-Alvo
  Adulto-jovem, adulto e idosos. Todos preferencialmente pertencentes a grupos vulneráveis. Realizamos as ações na perspectiva de que o participante possa ser um multiplicador junto a família e a comunidade, potencializando as atividades em prol do avanço do conhecimento em saúde. Escolhemos áreas para a realização do projeto com grande circulação de pessoas, permitindo assim, um grande e considerável número de participantes. Sobre a equipe: Temos na equipe dois docentes e muitos alunos, sendo mais de dez voluntários. Estes se dedicam de forma honrosa as ações do projeto. Temos três bolsistas. Também, uma técnica administrativa.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar