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Plurilinguismo, política de línguas e ensino
Protocolo do SIGProj:   303900.1680.283401.23052018
De:15/08/2018  à  10/10/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Tania ConceiÇÃo Clemente de Souza
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Nosso trabalho tem por objetivo trazer à tona a constituição do universo de línguas que se desenha atualmente no Brasil, buscando entender esse desenho a partir de uma política de línguas. O trajeto teórico que permeia as discussões está calcado na Análise de Discurso (Pêcheux, dentre outros). Apesar de no Brasil serem faladas mais de 250 línguas, considerando-se línguas indígenas e línguas de imigração, juridicamente, através de decretos e leis, somente duas são as línguas oficiais do país: o português e a língua de sinais brasileira, LIBRAS (lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002). De imediato, nosso trabalho busca focar a questão em torno das várias e numerosas línguas faladas no Brasil, a partir da presença não só de índios e imigrantes, mas também de refugiados oriundos de vários continentes. Outro ponto importante da discussão é a relação dessa diversidade de línguas com o ensino nas escolas brasileiras. Um terceiro ponto é a cooficialização de línguas brasileiras, bem como movimentos de revitalização de línguas que vem sendo silenciadas. Em que medida o Plano Nacional de Acolhimento prevê uma política linguística? Em que medida o Estado ignora, ou não, todos os entraves oriundos de uma imposição de uma língua única, quando não se tem como meta uma integração – e não apenas um acolhimento – na e pelas línguas? Na dimensão da sala de aula, de que maneira esses problemas interferem no trabalho dos docentes? Essas são questões da ordem do discurso que discutiremos ao longo do curso.
Palavras-chave
   Plurilinguismo, monolinguismo, política linguística, política de língua
Público-Alvo
  O curso é destinado a alunos universitários, sobretudo a licenciandos, cuja formação deve abranger conhecimentos sobre a diversidade linguística no território brasileiro. Também se destina a professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, uma vez que o conteúdo abordado neste curso terá reflexo direto na formação básica.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   mayconsilvaaguiar@mn.ufrj.br
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