«« Voltar
Entendendo a Trombose; Uso do Espaço ciência viva na construção do conhecimento sobre trombose e sua correlação com outras patologias e manifestações clínicas. (Cópia) 09-04-2018
Protocolo do SIGProj:   303499.1680.271598.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Russolina Benedeta Zingali
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IBqM - Instituto de Bioquímica Médica
Resumo da Ação de Extensão
  No Brasil, pesquisas apontam que as doenças do sistema circulatório, incluindo a trombose, estão em terceiro lugar e que 170 mil pessoas sofrem com o tromboembolismo. Apesar do número elevado de casos, o conhecimento dos mecanismos de formação dos trombos e de como funciona o sistema hemostático, ainda é um grande mistério para muitos. Desta forma, nosso desafio é estabelecer uma interação dialógica, associando o saber científico sobre a trombose e o cidadão comum, possibilitando construção deste conhecimento, aumentando atitudes de prevenção da doença. O local de realização do projeto, Museu Espaço Ciência Viva (ECV), possui uma ampla e produtiva experiência na construção de recursos que facilitam esse aprendizado. Para vivenciar a interatividade e conhecer o sistema sanguíneo de forma envolvente, criativa e sensorial, será utilizada o corredor de arte-ciencia, que integra a arte-instalação “artéria gigante” (um vaso sanguíneo de 16m2), a sala intermediaria e o laboratório multidisciplinar. Para avaliar a estratégia de uso destes módulos, serão aplicados questionários semi estruturados, constituindo uma pesquisa-diagnóstico. Este levantamento será utilizado para avaliar e aprimorar as atividades propostas, de modo que se alcance o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a trombose, provocar o pensamento crítico aumentando o interesse pela ciência. O desenvolvimento deste trabalho será dividido em três partes: Coleta e análise dos dados sobre os conhecimentos básicos relacionados à trombose, pesquisa-diagnóstico, para a prospecção do nível e da qualidade do conhecimento prévio. Intervenção na prática realizada, a fim de contemplar as demandas apontadas no diagnóstico. Reavaliação da efetividade da intervenção.
Palavras-chave
   Trombose, oficinas, pesquisa-acão, coagulação, mediação
Público-Alvo
   O Espaço atende nestes eventos publico diverso, composto de professores em geral ( desde professores de graduação professores de ensino médio, infantil, fundamental). Comunidade do entorno, alunos de graduação, crianças, publico em geral.
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar