«« Voltar
Corpos em Debate
Protocolo do SIGProj:   302706.1680.129347.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Simone Freitas Chaves
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEFD - Escola de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Corpos em Debate” tem sido desenvolvido desde 2008, por uma equipe interdisciplinar, com o objetivo de promover espaços, no âmbito escolar, que possibilitem e potencializem um resgate do corpo como síntese e presença do sujeito no mundo, situado em uma rede simbólica de sentidos construídos na dinâmica sociocultural. Nosso intuito é fomentar um processo de reflexão e compreensão crítica sobre este corpo, suas práticas e escritas corporais, marcadas pela pluralidade, diversidade e contradições inerentes aos diversos grupos sociais, em suas inextrincáveis relações com as esferas da mídia, gênero, sexualidade, moda, consumo, entre outras. O projeto destina-se a alunos e professores da educação básica, pela premente necessidade de problematização das tensões que se deflagram em torno dos estereótipos corporais e os seus desdobramentos, nos prejuízos à saúde (anorexia, vigorexia, bullyng, obesidade etc), em práticas de segregação e hierarquização dos grupos sociais, e na introjeção de uma ética contemporânea que tende a tomar o corpo como valor supremo. O desafio propulsor reside na metodologia de discussão destas questões com as crianças, desenvolvida através de um conjunto de encontros (de duração trimestral e semestral) dinamizados por oficinas utilizando as mais variadas linguagens e recursos: filmes, anúncios das mídias, desenhos, modelagem, dramatização, etc. Assim, desejamos construir espaços em que estes discursos que gritam e se deflagram nos corpos de crianças e adolescentes, possam ser discutidos e ressignificados como parte fundamental de um conteúdo que transcende os muros da escola, pois se inscreve num esforço inter e transdisciplinar de educação.
Palavras-chave
   corpo, educação, infância, imaginário social, transdisciplinaridade.
Público-Alvo
  Alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas do Rio de Janeiro. O projeto já atendeu outros municípios, como Duque de Caxias e Niterói. Professores da rede pública de ensino.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar