«« Voltar
Pi(ra)poca: o milho e a memória indígena na cultura alimentar brasileira
Protocolo do SIGProj:   302687.1680.211357.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Myriam Elisa Melchior Pimentel
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Resumo da Ação de Extensão
  Originário das Américas, o milho foi cultivado pelos povos indígenas brasileiros, que o utilizavam, além da alimentação, para rituais e como adornos. Essas práticas, entretanto, são pouco conhecidas. Também o são as suas formas de transmissão e o próprio milho indígena com imensa diversidade. Considerando o risco de desaparecimento de práticas e culturas em torno do milho no Brasil, a ação extensionista Pi(ra)poca (do tupi-guarani: pira, pele; poca, rebentar) tem como objetivo valorizá-la. Assim, realiza oficinas lúdicas em comunidades escolares. Nestas oficinas, divulgamos a cultura do milho, sua importância na alimentação brasileira, destacando a perspectiva de sua memória social, tradições e os tipos de cultivo, apontando para práticas sociosustentáveis. Ainda, plantamos milho crioulo e criamos preparações culinárias, aprofundando conhecimentos e técnicas destinadas às comunidades de agricultura familiar. Outrossim mantemos um grupo de pesquisas no campo de saberes em gastronomia, cultura e memória, discutindo, assim como o milho, outros conhecimentos e práticas das tradições alimentares brasileiras, realizando um evento nacional anual e divulgando pesquisas e saberes nestes campos. A aproximação de professores e alunos do curso de Gastronomia com a comunidade externa a UFRJ contribui para a valorização e a democratização dos saberes e fazeres da cultura alimentar brasileira.
Palavras-chave
   Milho, Pipoca, Cultura, Memória, Gastronomia.
Público-Alvo
  Comunidade escolar: alunos, professores, técnicos, membros da secretaria municipal de educação e também agricultores, agrônomos, nutricionistas, gastrônomos de diversas instituições de ensino, artistas, antropólogos, historiadores, alunos de pós-graduação, alunos da Graduação Gastronomia participantes do Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória; Alunos /visitantes na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia SNCT 2016, visitante da semana da árvore do horto da UFRJ, visitantes e ouvintes da SIAC 2016, 2017 e 2018.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Portal eletrônico do projeto: http://gcm.gastronomia.ufrj.br e-mail: encontrogcm@gmail.com Espaço destinado ao Projeto na rede social Facebook Gastronomia, Cultura e Memória. Disponível em: https://www.facebook.com/gastronomiaememoria?fref=ts
«« Voltar