«« Voltar
Pegada nas Escolas: uma ação transdisciplinar de educação não formal dirigida aos estudantes do sexto ao nono ano de Escolas Públicas do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   302647.1680.33025.14052018
De:30/06/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Beany Guimarães Monteiro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EBA - Escola de Belas Artes
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto teve origem numa pesquisa iniciada em 2007 com um grupo de estudantes de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da UFRJ. Chama-se Pegada nas Escolas porque pegada é a marca que deixamos quando caminhamos e, por analogia, deixamos pegadas no nosso ambiente ao utilizarmos os recursos naturais e gerarmos descartes. No caso do Pegada nas Escolas abordamos essas pegadas deixadas por no cotidiano escolar. Os seguintes temas são abordados: água, lixo, transporte, consumo, alimentação e energia em oficinas em quatro Escolas Públicas da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro (11ª CRE/RJ) e na Disciplina de Desenvolvimento de Projeto de Produto III, do próprio curso de Desenho Industrial da EBA/UFRJ. Desenvolver soluções para esses temas nos ajudou a refletir sobre o papel do Designer na sociedade contemporânea bem como sobre os nossos hábitos como pessoas que co-habitam um mesmo espaço social durante um período importante das nossas vidas. Questões como a importância de cuidarmos dos bens comuns, tanto materiais como imateriais, tais como a pintura da Escola e a energia que ilumina as salas de aula, foram abordadas em relação as soluções desenvolvidas pelo design. A criação e a participação de estudantes, professores, merendeiras, agentes da limpeza urbana, diretores de escolas foram nossas bases e nos deram as diretrizes para que as soluções geradas pudessem ser implementadas e desenvolvidas mesmo depois da nossa atuação direta com o Pegada nesses espaços.
Palavras-chave
   pegada ecológica, design, educação socioambiental, autonomia
Público-Alvo
  Estudantes do curso de Desenho Industrial; Estudantes das Escolas públicas; professores das escolas; participantes do SOLTEC, comunidades e atores relacionados aos projetos desenvolvidos pelo SOLTEC.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   http://lidis.ufrj.br
«« Voltar