«« Voltar
Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças da boca na comunidade da Rocinha
Protocolo do SIGProj:   302616.1680.229710.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Michelle Agostini
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FO - Faculdade de Odontologia
Resumo da Ação de Extensão
  A Comunidade da Rocinha é um importante bairro da zona sul do Rio de Janeiro com cerca de 70 mil habitantes. Desde 2004, o Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare desenvolve ações assistenciais junto à comunidade, incluindo atendimento odontológico especializado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Rocinha, o qual atualmente não possui cirurgiões-dentistas especialistas em Estomatologia e Patologia Oral. Este projeto tem o objetivo de oferecer serviços odontológicos, orientações educativas e capacitação em Estomatologia e Patologia Oral aos moradores e profissionais que atuam na comunidade da Rocinha, esperando que essas práticas possam influenciar de maneira positiva a qualidade de vida dos moradores em relação aos hábitos de saúde da boca. Além disso, tem o propósito de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, realização de ações educativas e preventivas que serão desenvolvidas na sala de espera dos pacientes, produção de uma ação de promoção e cuidado emancipadora que fortaleça o acesso e qualidade das redes de saúde; aumento da relação das equipes de atenção primária à saúde e equipes da área de educação, inclusão dos saberes e dos analisadores sociais para enfim proporcionar a superação das vulnerabilidades. Dessa forma, este projeto visa a contribuição para melhoria da saúde da comunidade e, por conseguinte, da sociedade, de forma economicamente viável e ecologicamente sustentável, além de colaborar na formação profissional diferenciada dos recursos humanos de Odontologia ao oferecer a oportunidade de qualificação profissional centrada no indivíduo-família-comunidade-sociedade.
Palavras-chave
   boca, doenças, diagnóstico, prevenção
Público-Alvo
  Moradores da Comunidade da Rocinha portadores de lesões de boca encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas Rinaldo de Lamare (número estimado de 200 pessoas), Cirurgiões-dentistas da rede pública municipal que atuam na Comunidade da Rocinha (número estimado de 40 pessoas) e Agentes Comunitários de Saúde que atuam na mesma Comunidade (número estimado de 60 pessoas). A proposta contempla a área da Zona sul da Cidade do Rio de Janeiro, denominada área programática 2 (AP1) , o que geograficamente corresponde a região do CEO Rinaldo de Lamare e da comunidade da Rocinha.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Professora Michelle Agostini Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral Faculdade de Odontologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro Telefone: (21) 3938-2012 e-mail: michelleagostini@uol.com.br
«« Voltar