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Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento
Protocolo do SIGProj:   302575.1680.124987.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Renato Sarti dos Santos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEFD - Escola de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Educação Física na Baixada Fluminense: autonomia e construção de conhecimento tem o objetivo de criar espaços de aproximação entre a escola e a universidade, valorizando o ensino da Educação Física escolar, divulgação científica, artística e esportiva junto aos alunos da Educação Básica, bem como a construção de novos cenários de formação de docente. O projeto está estruturado por três alicerces principais: desenvolvimento e implementação de novas metodologias de ensino da educação física; criação dos espaços de divulgação científica e da cultura corporal; e valorização de espaços de formação colaborativa entre professores. A partir do ano de 2018, o projeto está articulado com um subprojeto chamado Lusco Fusco: Lutas e Educação Física escolar (projeto construído por alunos curriculares). O público-alvo são os diversos sujeitos integrantes do sistema público municipal, estadual e federal de educação (Professores de Educação Física, alunos educação básica e demais profissionais da educação). Após cinco anos de atuação, o projeto tem apresentado resultados significativos nas esferas institucionais e sociais. Para o licenciando o impacto tem se apresentado pela aproximação gradativa com a sua cultura profissional e os sujeitos atuantes na educação básica, contribuindo significativamente para a constituição de uma profissionalidade docente. Além de assegurar novos espaços de formação inicial (disciplinas eletivas e obrigatórias envolvidas no Encontro De lá pra cá). Os impactos sociais estão concentrados nos alunos e professores da educação básica, valorizados enquanto sujeitos produtores de conhecimento, que têm experimentado novas perspectivas e diálogos com a Educação Física enquanto um componente curricular da educação básica.
Palavras-chave
   Educação Física, Autonomia, Conhecimento
Público-Alvo
  Fazem parte do público-alvo do referido projeto, membros das comunidade escolar das instituições de ensino envolvidas: alunos do ensino fundamental das seis escolas municipais de Duque de Caxias parceiras do projeto de extensão (400); alunos do ensino médio das três escolas estaduais parceiras (240); alunos do ensino médio do Colégio Pedro II de Duque de Caxias (88); professores das redes municipais, estaduais e federais (80); funcionários e responsáveis dos alunos matriculados nas respectivas escolas. Fazem parte também da referida ação de extensão licenciandos de algumas disciplinas obrigatórias do curso de licenciatura em Educação Física, chegando ao número de 300 estudantes.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
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