«« Voltar
ELABORAÇÃO DO INVENTÁRIO GEOLÓGICO E DO ROTEIRO GEOTURÍSTICO PARA A IMPLANTAÇÃO DO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (Cópia) 28-03-2018
Protocolo do SIGProj:   301797.1680.125904.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Kátia Leite Mansur
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IGEO - Instituto de Geociências
Resumo da Ação de Extensão
  Desde 2010 está em preparação uma proposta à UNESCO para estabelecimento do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, envolvendo a área costeira da região desde Maricá até São João da Barra. Engloba uma área de 10.897,083 km2, em 16 municípios litorâneos, com uma população total de 1.585.308 habitantes (Censo IBGE de 2010). Na região ocorrem rochas diversas em origem, evolução, com idades que variam de 2 bilhões de anos até o recente. Possui regiões com geologia de importância internacional para o entendimento da evolução da Terra e aspectos históricos, culturais e ambientais relevantes. O presente projeto tem como objetivo principal disponibilizar na internet e redes sociais informações sobre o patrimônio natural e cultural existente na área, de modo a promover a geoconservação, o geoturismo e a educação em geociências. Também são realizadas exposições, aulas e palestras sobre geologia e outros temas correlatos. Para isto é necessário: (a) Disponibilizar o inventário do patrimônio geológico, pré-histórico, histórico, cultural e ambiental organizado; (b) Divulgar os mapas e textos com os roteiros geoturísticos elaborados; (c) dar continuidade à divulgação do projeto nas áreas de turismo, educação e desenvolvimento dos municípios; (d) criação de geoprodutos a serem futuramente comercializados pelo geoparque em especial aqueles relacionados aos 'SuperFeras”, mascotes do projeto; (e) atualização dos temas de geociências para os professores da rede municipal e estadual. O resultado esperado é a criação de atividades que promovam o desenvolvimento baseados na educação patrimonial e no geoturismo, com fortalecimento das comunidades locais e a promoção da Geoconservação.
Palavras-chave
   Geoparque Costões e Lagunas, Geoconservação, Geoturismo, Popularização da Geologia, Educação Ambiental
Público-Alvo
  Espera-se atingir toda a população que vive e visita a região inserida na proposta. Este atingimento pleno ainda não se deu. Da UFRJ fazem parte deste projeto professores e alunos de Instituto de Geociências e do Museu Nacional, além de pesquisadores da Casa da Ciência. A UFF e UENF também participam do grupo de coordenação do projeto (atividades de pesquisa, ensino e extensão). A Petrobras e a Universidade de Zurich atuam na coordenação do projeto, além de representantes de todos os municípios (abrangência é de toda a população, em particular professores e alunos). Não foram contabilizados os turistas e visitantes. Algumas instituições estaduais envolvidas no projeto são: SEDEIS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), DRM-RJ (Serviço Geológico do Estado), SEA (Secretaria de Estado do Ambiente), INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e SEOBRAS (Secretaria de Obras) e UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Algumas Instituições Federais envolvidas são: UFRuralRJ (Universidade Federal Rural do RJ), CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional). Da Iniciativa Privada temos a participação de proprietários de pousadas e restaurantes. Uma universidade privada, a UNIGRANRIO já assinou carta de adesão ao projeto. Também assinaram carta de adesão 11 ONGs, sendo um comitê de Bacias, duas da área de meio ambiente, uma de turismo e 7 de artesãos e movimentos sociais. As organizações que estão na coordenação do projeto são: UFRJ (IGEO, MN e Casa da Ciência); UFF, UENF, UTH ZURICH, SEDEIS, DRM-RJ, CPRM, CILSJ, PETROBRAS, TURISRIO E INEPAC.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O geoparque conta com um Facebook: https://www.facebook.com/geoparquecostoeselagunas
«« Voltar