«« Voltar
Promovendo a alimentação saudável e o bem estar entre os servidores públicos da Cidade Universitária de Macaé - Rio de Janeiro.
Protocolo do SIGProj:   301033.1680.131340.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Beatriz GonÇalves Ribeiro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  Nas últimas décadas, a denúncia sobre o crescente adoecimento físico e mental dos trabalhadores tem sido constante, sendo estes agravos relacionados com a reestruturação produtiva do trabalho, a precarização das condições de trabalho, além do sedentarismo, da alimentação não saudável, do consumo de álcool, tabaco e outras drogas e o frenesi da vida cotidiano. O ambiente de trabalho é reconhecido como um local estratégico para a promoção da saúde. Emerge a desafiadora tarefa de produzir neste ambiente ações de cuidado nutricional efetivas e contextualizadas que considerem os problemas relevantes dos indivíduos/família/comunidade. O projeto se constitui num espaço de aprendizagem, onde, a partir de um conjunto de princípios compartilhados na área de saúde e educação alimentar e nutricional, pretende-se, consolidar práticas coletivas de promoção e prevenção, bem como ser agente facilitador para o acesso aos serviços de assistência integral à saúde do município. Ademais, espera-se que os participantes sejam agentes conscientes e replicadores do conhecimento adquirido em seu próprio ambiente de trabalho, junto a familiares e amigos em seu meio social. Na perspectiva da graduação espera-se que os alunos possam desenvolver abordagens metodológicas, procedimentos e conteúdos programáticos das atividades educativas integrando o conteúdo teórico aprendido com a pratica realizada melhorando a sua percepção do cuidado em saúde impactando na qualidade do seu aprendizado, na sua formação profissional e fortalecendo o seu papel social. Assim, apresenta-se como uma iniciativa pioneira no âmbito da saúde do trabalhador a ser fomentada entre os funcionários da cidade universitária de Macaé.
Palavras-chave
   Nutrição, qualidade de vida no trabalho, ensino.
Público-Alvo
  O projeto é destinado aos indivíduos trabalhadores federais, municipais e contratados, adultos, de ambos os sexos, que atuam na cidade universitária, localizada em Macaé-RJ. O Complexo Universitário oferece um total de quinze cursos distribuídos em diferentes áreas e três turnos vinculados a 3 (três) instituições de ensino superior, Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (Femass), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, gestora da cidade universitária. Nestas instituições os trabalhadores são divididos nas categorias docentes, técnicos administrativos, técnicos em assuntos educacionais, coordenações administrativas, auxiliares de serviços gerais, vigilantes e outros profissionais. Estima-se na UFF (90 docentes/30 administrativos/10 contratados; FEMASS (113 docentes/ 45 administrativos/ 8 contratados) SECAES (35 administrativos); UFRJ (400 docentes/ 160 administrativos/ 30 contratados). Será garantido 85% das vagas para os trabalhadores externos a UFRJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   ribeirogoncalvesb@gmail.com
«« Voltar