«« Voltar
Museu é Lugar de Aprender: atividades educativas no Museu da Geodiversidade
Protocolo do SIGProj:   300460.1680.127329.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Marcia Cezar Diogo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  MUSEUGEO - Museu da Geodiversidade
Resumo da Ação de Extensão
  Divulgar a Ciência tem sido, no início do terceiro milênio, um objetivo cada vez mais difundido e necessário, exercendo um papel estratégico à mídia, à iniciativa privada e, especialmente, ao universo acadêmico. Devido a essa compreensão da necessidade de educar para a Ciência, as Universidades vêm assumindo há muitos anos sua função e missão de espaço de Ensino, Pesquisa e Extensão. A esta última, em especial, recai a responsabilidade de estabelecer o elo entre o conhecimento científico pesquisado e a propagação do mesmo para o uso comum e a sociedade em geral. Identificando sua responsabilidade e compromisso com a sociedade, o Museu da Geodiversidade (MGeo) se configura como um importante espaço de mediação entre público intra e extra acadêmico.Como espaço de educação não formal nosso projeto pretende elaborar atividades educativas que atuarão como importantes instrumentos para a educação científica de crianças e jovens. Jogos educativos, vídeos e folhetos temáticos com temas das Geociências constituem importantes estratégias para despertar nos cidadãos o interesse pelas Ciências da Terra.
Palavras-chave
   Educação Não Formal, Museu, Geociências, Divulgação Científica, Espaços de Ciência
Público-Alvo
  O público alvo do projeto abrange alunos e professores da Educação Básica, vinculados às redes pública e privada de ensino. Além do nosso público alvo predominante, receberemos também organizações sociais, comunidades do entorno da Cidade Universitária, estudantes e professores de graduação e pós-graduação da UFRJ e de outras instituições de Ensino Superior.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A estratégia para divulgar o projeto para os municípios do Rio Janeiro será via e-mail. As organizações sociais, escolas públicas e privadas, assim como alguns professores que atuam na Educação Básica, são contactados via e-mail, com endereços eletrônicos que compõem a mala direta do Museu, informando que o nosso setor educativo realiza agendamento de escolas para a realização de visitas mediadas e outras ações didáticas. Neste mesmo contato são dadas informações sobre a exposição Memórias da Terra, sobre o funcionamento do Museu e sobre as atividades educativas que possuímos. Caso seja interesse da escola podemos utilizar uma atividade específica e dar maior ênfase durante a mediação a um módulo que se relacione com assuntos que estão sendo trabalhados pela escola. Além do contato direto com as escolas enviamos este mesmo e-mail para a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e para as secretarias de educação dos municípios do Rio de Janeiro. Nos últimos anos o MGeo recebeu grupos escolares da região metropolitana do Rio de Janeiro, assim como da Região do Lagos, Serrana e Norte Fluminense. Além disso, a atividade também é divulgada ao longo de todo o ano no Facebook, Instagram e no site do MGeo, os quais possuem os seguintes endereços: https://www.facebook.com/MuseuGeodiversidade, @mgeoufrj e http://museu.igeo.ufrj.br/ .
«« Voltar