«« Voltar
EncenaAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   300365.1680.131697.15052018
De:05/06/2018  à  30/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Cleusa Joceleia Machado
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  Em 2012, o Setor de Artes Cênicas, a partir da análise da trajetória pedagógica e acadêmica, decidiu agregar todas as suas ações a um só programa extensionista, intitulado EncenaAÇÃO. Desta forma, o programa EncenaAÇÃO reúne os projetos do Setor de Artes Cênicas do Cap preocupados em investigar a realização artística no universo escolar e promover espaço de prática profissional, contribuindo para a formação de novos profissionais da área artística, para a integração do Ensino Básico e Universitário e para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo da Arte Teatral. De forma inédita, agrega estudantes de Ensino Médio e Universitários com o propósito de montar espetáculos, promover eventos acadêmicos e oferecer cursos sob uma perspectiva pedagógica e formativa. Reúne atividades experimentais de ensino de Teatro e Dança em cursos abertos ao público e nas aulas regulares da disciplina de Artes Cênicas da grade curricular do Ensino Médio do CAp; leitura, pesquisa e análise conceitual nos projetos, reflexões nos debates e mesas redondas e diálogo com a comunidade nas várias inter-relações com instituições públicas e privadas que permite. Acredita-se que esta iniciativa tem consolidado uma identidade para as ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da Pedagogia do Teatro, a qual vem desenvolvendo o Setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação, trazendo muitos desdobramentos.
Palavras-chave
   TEATRO ENCENAÇÃO EDUCAÇÃO
Público-Alvo
  O Público Alvo do EncenaAÇÃO é formado por sua própria equipe, que se constitui como atores e alvos de todas as ações do Programa. Além disso, há os que participam de Cursos e Debates, bem como os que assistem às montagens propriamente ditas. Desta forma, o pública A CADA ANO compreende:
 PÚBLICO INTERNO DA UFRJ Neste tipo, estão incluídos:
 A. DOCENTES: 6 - 4 professoras de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação responsáveis pelas turmas do Ensino Médio, 
- 1 professor do Curso de Direção Teatral e 1 do Curso de Dança que orientam os alunos graduandos quanto às questões técnicas
 B. DISCENTES DE GRADUAÇÃO
: 25 -7 alunos de vários cursos de Graduação da área artística da UFRJ, para atuar nas montagens do 2º ano, nos eventos Exercício de Cena e EncenaAÇÃO: 3 alunos de cursos de graduação em Direção Teatral , 3 alunos do curso de graduação em Dança,; -3 alunos da graduação em Direção Teatral ou Dança para atuar na instrumentalização técnica do 1º ano, nos Projetos Fazendo Gênero e Teatro em Gotas, -1 aluno da Graduação em Direção Teatral para atuar como diretor do grupo de teatro extraclasse Capachos da Arte, vinculado ao Projeto Teatro em Gotas; -3 alunos de vários cursos de Graduação da área artística da UFRJ para atuar no Laboratório de Produção Teatral na Escola: 1 para atuar como figurinista e encarregar-se do acervo de material cênico, 1 para atuar como iluminador e 1 para atuar como produtor teatral -1 aluno do curso de Graduação de Biblioteconomia, História ou Artes Visuais para atuar no registro e memória das ações vinculadas ao Programa EncenaAÇÃO e curadoria da exposição anual do Programa - Além destes, aproximadamente 10 licenciandos, oriundos do Curso de Licenciatura em Dança da UFRJ, também participam na condição de alunos em prática de ensino. D. Técnicos Administrativos: 2 -
 Dois técnicos atuam no evento: um, na criação do visagismo (maquiagem e caracterização). Outro na produção. E. Outro
 : 60 Como o formulário não contempla os discentes de Ensino Básico da UFRJ, nesta categoria inserimos os discentes de Educação Básica, matriculados no Colégio de Aplicação São 60 alunos de Ensino Médio do CAp: 30 do 1º ano e 30 do 2º ano Médio do CAp que atuam como atores e produtores do evento.
 INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS FEDERAIS Neste tipo, estão incluídos:
 A. DOCENTES: 2 2 Docentes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio (FIOCRUZ) B. DISCENTES DE GRADUAÇÃO : 5 5 licenciandos, oriundos do Curso de Licenciatura em Teatro UNIRIO , que participam na condição de alunos de Prática de Ensino. E. OUTRO
: 90 90 discentes de Ensino Básico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio (FIOCRUZ) INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS MUNICIPAIS Neste tipo, estão incluídos:
 A. DOCENTES : 1 1 docente de uma Escola Municipal ou Estadual a ser escolhida E. OUTRO
: 90 90 discentes de uma Escola Municipal ou Estadual a ser escolhida OUTROS
: 1300 Neste tipo, estão incluídos o grupo de participantes dos Cursos e Debates e o público das montagens. Todas estas ações do Programa são dirigidas ao público em geral. Em média, são oferecidos 2 Cursos, com 20 vagas, 2 Mesas Redondas, com média de 30 participantes e 8 apresentações, com média de 150 espectadores, em cada.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   celeiamachado@yahoo.com.br detapinheiro@gmail.com
«« Voltar