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CONHECENDO, APRENDENDO E CONTRIBUINDO COM A COMUNIDADE INDÍGENA TERENA
Protocolo do SIGProj:   300344.1621.5747.18032018
De:30/04/2018  à  30/05/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Fatima Alice Aguiar Quadros
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Medicina - Coordenação do Curso de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  A formação dos acadêmicos de Medicina exige um contato direto com a comunidade, de forma a fortalecer uma visão da realidade da população brasileira, especificamente na atenção à saúde indígena, no que se relaciona a prevenção e promoção da saúde, identificando as necessidades de cuidados com a saúde das pessoas e meio ambiente, o acesso a hábitos de vida saldável, articulando-os a medicina tradicional. O desenvolvimento do projeto 'CONHECENDO, APRENDENDO E CONTRIBUINDO COM A COMUNIDADE INDÍGENA TERENA no Estado do MS' vem ao encontro desta prerrogativa, oferecendo a oportunidade aos acadêmicos de conhecer a história da comunidade, os aspectos culturais e cosmológicos, bem como a realidade cotidiana da comunidade INDÍGENA, por meio do diálogo, metodologias ativas e ações voltadas para conhecer as condições de vida da população e ao mesmo tempo apreender aspectos de sua cultura e retribuir a aquisição deste conhecimento para o desenvolvimento de competências médicas em prol da promoção e prevenção da saúde. O projeto tem como objetivo, desenvolver atividades de diagnóstico e educação em saúde respeitando os aspectos culturais e cosmológicos na Comunidade Indígena Terena. Será desenvolvido no período de maio de 2018 a maio de 2020, numa escola indígena. Inicia-se a partir de um diagnóstico realizado por meio de contato de convivência com a população, aplicação de instrumentos como questionários, entrevistas e exames de acordo com a necessidade da comunidade e disponibilidade de realização do curso de medicina, acordados previamente. As informações obtidas viabilizarão o desenvolvimento de ações educacionais e extensionistas.
Palavras-chave
   Povos Indígenas, Diagnóstico, educação em saúde.
Público-Alvo
  acadêmicos e professores do curso de medicina e enfermagem da UEMS; comunidade escolar indígena e equipe de saúde indígena.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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