«« Voltar
Ópera na UFRJ
Protocolo do SIGProj:   299958.1680.32930.14052018
De:31/05/2018  à  30/06/2019
 
Coordenador-Extensionista
  José Mauro Branco Albino
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EM - Escola de Música
Resumo da Ação de Extensão
  Ópera na UFRJ, criado em 1994 por inciativa de estudantes de Canto, realizará, em junho de 2018, sua 21ª montagem com a ópera A flauta mágica, de Mozart, fazendo parte da programação comemorativa dos 170 anos da Escola de Música da UFRJ. A escolha da obra tem um significado muito especial, por ter sido a montagem inaugural do projeto, que completa 24 anos de existência. Estão previstas quatro récitas no Salão Leopoldo Miguez, uma na Cidade Universitária e três nos Teatros Municipais de Niterói e Petrópolis, no período de 21 de junho a 08 de julho. Para proporcionar mais oportunidades aos estudantes cantores, foram formados dois elencos com candidatos discentes selecionados da Escola de Música, Instituto Villa-Lobos/UNIRIO e Conservatório Brasileiro de Música. A montagem conta também com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Coral Infantil da UFRJ e a Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ. Como a realização de uma ópera exige o diálogo permanente de várias linguagens artísticas, o projeto Ópera na UFRJ 2018 integra quatros unidades da Universidade, estimulando o intercâmbio entre os cursos de canto, instrumentos, regência, indumentária, cenografia, direção teatral e dança, envolvendo estudantes, docentes e técnico-administrativos. Dessa forma, a UFRJ cumpre sua função de formação artístico-cultural de seus estudantes e, como instituição pública, o seu compromisso de retornar à sociedade sua produção artística, proporcionando, não apenas ao público da capital mas também de diferentes municípios, um evento operístico gratuito de alta qualidade, o que certamente contribui para formar novas plateias para este gênero musical.
Palavras-chave
   Ópera, teatro, artes plásticas, música, dança
Público-Alvo
  Estudantes de Graduação dos cursos de Canto, Instrumentos de Orquestra e Regência; Licenciatura em Música, Indumentária, Cenografia, Direção Teatral; Estudantes, docentes e técnico-administrativos da Cidade Universitária, Praia Vermelha e Unidades isoladas; Docentes, estudantes e profissionais de institutos de música; Docentes, alunos e assistentes das redes públicas municipais e estaduais de Educação; Adultos e jovens de movimentos sociais, projetos sociais e grupos comunitários; Público adulto e infanto-juvenil fluminense.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   conte@musica.ufrj.br zemauro@cla.ufrj.br assessoria@reitoria.ufrj.br professorafabricia@gmail.com cleciacultural@gmail.com
«« Voltar