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I Simpósio Internacional sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (I SIAACA) e IV Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (IV SAACA)
Protocolo do SIGProj:   299865.1688.139598.10042018
De:14/04/2018  à  28/09/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  VCX - Instituto de Ciências Exatas (ICEx) - Volta Redonda
Unidade de Origem
  VFI - Departamento de Física de Volta Redonda
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta de realização do IV SAACA - IV Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas e I SIAACA - I Simpósio Internacional sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas originou-se das discussões do grupo de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), que conta com a participação de professores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), ambos pertencentes ao Pólo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF), e com pedagogos e fonoaudiólogos, os quais, juntos, investigam estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças portadoras da síndrome autística. Com base nessa investigação, o grupo vem desenvolvendo ferramentas digitais que colaborem para o aperfeiçoamento da comunicação do indivíduo autista e para a aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. O IV SAACA e I SIAACA tem a pretensão de se consolidar como referência na área proposta. Com esse objetivo, serão convidados para o evento especialistas em diversas áreas de estudos sobre autismo e educação. A intenção é construir uma robustez temática, localizando, discutindo e propondo alternativas para a problemática que envolve o ocorrência do autismo no Brasil. A realização do simpósio é um desdobramento dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa e extensão do projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), bem como uma ampliação do escopo analítico, com o intuito de aglutinarmos mais pesquisas e estudos voltados para o que consideramos ser de imensa importância.
Palavras-chave
   simpósio, autismo, aprendizagem, educação, inclusão escolar
Público-Alvo
  A intenção é reunir um conjunto de pesquisas de profissionais da saúde, professores, pós-graduandos, graduandos, pais e responsáveis por autistas que tenham como tema central questões relacionadas a aspectos como inclusão escolar, comunicação, interação e aprendizagem do autista. Isso porque pensamos que a preocupação com esse indivíduo e o empenho para sua socialização, com melhoria da qualidade de vida, fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   veracaminha@puvr.uff.br
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