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LEITURA E ESCRITA - A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO POR MEIO DOS TEXTOS
Protocolo do SIGProj:   298820.1810.3986.25022019
De:28/03/2019  à  28/02/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Sandra Espíndola Macena
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Letras-Português - Coordenação do Curso de Letras-Port/Esp
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de trabalho tem como objetivo o ensino da Língua Portuguesa em seus eixos:oralidade/escrita/leitura e questões linguístico-gramaticais, a partir das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A concepção de ensino presente nos novos paradigmas educacionais que olham o ensino como um todo abrangendo várias concepções como a a teoria da complexidade, a pedagogia por projetos, os multiletramentos, as metodologias ativas são as diretrizes que motivam este trabalho. Pretende-se um trabalho dividido em duas frentes: a primeira, leitura, produção de textos e questões linguístico-gramaticais como parte integrante dos processos de leitura e produção escrita tendo em vista as perspectivas apresentadas nas provas do Enem. A segunda, a leitura de questões objetivas das provas do Enem levando em consideração os mesmos pressupostos elencados acima. o público-alvo são os adolescentes da Escola Estaduall Indígena Marçal de Souza - Guateka da Reserva Indígena de Dourados. Com relação à teoria da complexidade serão levados em conta os operadores cognitivos dialógicos - interdisciplinares, em que os alunos vão interagir com textos escritos, filmes, documentários músicas, poemas, entrevistas, enfim estabelecendo um diálogo entre as linguagens, as disciplinas que surgirem inerentes aos temas abordados e os temas/questões das provas do Enem. além dos operadores cognitivos recursivo e retroativo, hologramático, sistêmico-organizacional, entre outros. Quanto aos multiletramentos, os vários recursos tecnológicos, bem como as várias linguagens dialogando dentro de um todo serão indispensáveis na execução dos trabalho.
Palavras-chave
   Exame Nacional do Ensino Médio., Interdisciplinaridade, Novos Paradigmas
Público-Alvo
  Alunos da Escola Municipal Indígena Guateka Marçal de Souza.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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