«« Voltar
Projeto Surdos-UFRJ A Inclusão do Surdo Através do Conhecimento Científico (Cópia) 26-02-2016 (Cópia) 07-03-2018
Protocolo do SIGProj:   298736.1680.39329.14052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IBqM - Instituto de Bioquímica Médica
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta apresentada visa a inclusão social da pessoa surda, cuja comunidade é linguística e socialmente marginalizada quanto à educação e a saúde. Este grupo não tem acesso às informações indispensáveis ao exercício pleno de sua cidadania, tendo em vista a dificuldade de comunicação. O surdo tem na língua portuguesa uma língua estrangeira. Com isso sofre de uma consequente redução na entrada de informações. Apesar dessas considerações, um grupo cada vez maior de surdos profundos termina o ensino médio e anseia entrar na universidade, acrescente-se a isso a criação nas universidades de um programa de cotas para pessoas com deficiência. Faltam estudos no Brasil sobre a absorção de conhecimento científico/tecnológico obtido de forma informal ou formal por surdos profundos. Não há nada sobre aprendizado científico de surdos através de experimentos, desenvolvimento de descobertas e situações problema. Desconhece-se, a barreira que a ausência de sinais científicos/tecnológicos , possa representar no processo. Este projeto busca oferecer ao jovem surdo a possibilidade de integrar-se aos avanços da ciência e tecnologia de forma crítica, aprendendo conceitos científicos com quem faz ciência, desenvolvendo o método e o pensamento científico ao invés de simplesmente receber informação. Em paralelo, este projeto visa estudar as necessidades de adaptação da universidade para receber estudantes surdos profundos. O projeto compõe-se de várias atividades: cursos para alunos surdos, cursos para intérpretes, desenvolvimento de um glossário científico em LIBRAS, criação de material paradidático, formação de recursos humanos envolvidos no ensino de ciências para surdos.
Palavras-chave
   Surdos, Ensino, Biociências, Inclusão, LIBRAS
Público-Alvo
   Possuímos três tipos de público: o interno da UFRJ formado por pós-doutores, pós graduandos e graduandos interessados em compreender melhor o ensino para surdos. Neste grupo temos de forma permanente, e que fazem parte da equipe, a coordenadora, dois pós-doutores e uma técnica com doutorado que é surda profunda. Dentro do público interno da UFRJ temos os alunos de graduação e um de pós-graduação realizando um trabalho extensionista. Um grupo colaborador externo à universidade formado por quatro professores de surdos, quatro estagiários surdos profundos dois deles cursando o ensino médio, uma física, quatro intérpretes/tradutores da língua brasileira de sinais (LIBRAS), também participam da equipe. Finalmente, um grupo que esperamos seja composto de pelo menos 45 alunos surdos por ano, de escolas da rede pública, representam o público alvo das atividades oferecidas por nós.
Situação
  Atividade
Contato
   PROJETO SURDOS-UFRJ Facebook https://pt-brfacebook.com/ProjetosSurdos e-mail de Vivian Rumjanek vivian@bioqmed.ufrj.br
«« Voltar