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O uso da comunicação alternativa no contexto educacional com crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Protocolo do SIGProj:   298640.1657.124569.06032018
De:01/04/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
  DPSIE - Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um déficit persistente na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, além de padrões repetitivos de comportamento, interesse e atividades (American Psychiatric Association, 2013). O contexto educacional escolar é o espaço institucionalizado no qual se legitimam as intervenções no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em especial se beneficiam aquelas que apresentam alterações no curso de seu desenvolvimento, como é o caso das crianças com o TEA. Uma escola que se pauta na diversidade, dentre elas as pessoas com deficiência, caminha da direção da eliminação de barreiras e promoção da acessibilidade e inclusão. Uma vez que as pessoas com TEA apresentam comprometimentos referentes à comunicação por apresentar impedimentos na comunicação não oralizada e oralizada evidenciada pelo déficit no uso da comunicação usual com seus pares, o uso do recurso de comunicação alternativa será um recurso que facilitará o seu processo de ensino e aprendizagem por meio de formas diferenciadas de comunicação verbal e escrita. O desafio da escolarização de pessoas com o TEA está centrado nas formas de garantir a permanência e a aprendizagem dessas pessoas na escola regular e consequente inclusão.
Palavras-chave
   Transtorno do Espectro Autista, inclusão educacional, acessibilidade comunicacional, aprendizagem
Público-Alvo
  Participarão 10 crianças com Transtorno do Espectro Autista e atendidas na clínica-escola de Fonoaudiologia Fábio Lessa-UFPE, 10 professores de sala de aula e 10 professores de Atendimento Educacional Especializado, 10 pais/cuidadores das crianças e quatro professores da universidade (um do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE-CCS, dois do Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais UFPE– CE e um do Centro de Informática da UFPE-CIn), um técnico administrativo do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e dois discentes do curso de pedagogia.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   81. 92119106
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