«« Voltar
CONHECENDO A AMÉRICA LATINA ATRAVÉS DA LINGUAGEM: USO DO ESPANHOL COMO FERRAMENTA
Protocolo do SIGProj:   298625.1680.305817.15052018
De:05/07/2018  à  05/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Celia Yelimar Palmero Quintana
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUPEM - Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  A linguagem desempenha um papel importante no processo comunicacional, ao permitir a compreensão mútua, a promoção de relações políticas e comerciais, bem como o desenvolvimento de recursos humanos. Devido a sua localização geográfica e por se tratar de um país continental, o Brasil faz fronteira com vários países de fala hispana, da América do Sul. Dali a importância do entendimento da cultura latina para o povo brasileiro, a partir do conhecimento da língua espanhola, abordando o conhecimento das manifestações culturais e gastronômicas dos diferentes povos da região, o que indubitavelmente contribuirá com a integração latino-americana. Existem diferentes razões que justificam a aprendizagem do espanhol para o brasileiro, começando pelo fato de que o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo, sendo o idioma oficial de 21 países, tendo ainda, comunidades hispanofalantes em países como Marrocos, Israel, Filipinas e estados Unidos; maiores possibilidades no mercado laboral; conhecer a rica cultura dos povos latino-americanos; facilidade para a aprendizagem, devido à sua proximidade com o português; e ao mesmo tempo facilita a aprendizagem de outras línguas neolatinas ou românicas, incluindo o francês e o italiano. Em virtude do antes citado, o objetivo principal do presente projeto será o de inserir a cultura hispânica no contexto da educação básica, através da linguagem. As atividades contempladas neste projeto serão desenvolvidas na Escola Municipal Olga Benario Prestes, localizada no bairro São José do Barreto, e na Associação de Moradores do São José do Barreto (A. S.M.J.B) da cidade de Macaé.
Palavras-chave
   Linguajem, Cultura, Aprendizagem, Espanhol, Latino-américa
Público-Alvo
  O público alvo está composto pelos discentes das graduações em Farmácia, Medicina, Nutrição, Enfermagem e Biologia da UFRJ - Macaé/NUPEM, bem como pelos alunos, professores e representantes da Escola Municipal Olga Benario Prestes.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato será feito pelo e-mail da coordenadora do projeto, professora Celia Palmero (celiapalmero@gmail.com) e pelo contato do telefone do líder comunitário, Sr. Renato Cabral (022 99934-3039). Também, informações sobre o projeto poderão ser obtidas na Escola Municipal Olga Benário Prestes, Rodovia Amaral Peixoto s/n KM 181. São José do Barreto, Macaé - RJ, 27930-480. E-mail: emolgabenarioprestes@outlook.com
«« Voltar