«« Voltar
Avaliação do sistema estomatognático e do crescimento dos terços médio e inferior da face de crianças com microcefalia (Cópia) 05-03-2018
Protocolo do SIGProj:   298316.1657.199919.05032018
De:01/04/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Deborah Pitta Paraiso Iglesias
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Patologia - Patologia (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  A Microcefalia é uma doença do desenvolvimento neural que apresenta consequências que podem variar de leve a grave incluindo comprometimento motor, visual e auditivo. O aumento no número de casos de microcefalia no Brasil pode estar relacionado ao surto de infeção da gestante pelo Zika vírus. Apesar dos mecanismos etiopatogenéticos relacionados ao Zika vírus não estarem completamente esclarecidos, a formação do sistema nervoso origina células que migram para a região de cabeça e pescoço e, portanto, é possível que interferências no desenvolvimento e migração destas células possam gerar perturbações no desenvolvimento normal do complexo estomatognático. A equipe que acompanha o desenvolvimento das crianças com microcefalia é multiprofissional, envolvendo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e neurologistas. Todos esses especialistas concordam que a estimulação precoce é essencial para que se consiga o máximo potencial dessas crianças. Da mesma forma, a odontologia deve ser inserida nesta equipe para que as mães sejam orientadas quanto à importância da manutenção da saúde oral e para que a habilidade motora voltada para a realização da higiene oral seja estimulada. Este grupo tão vulnerável receberá atenção primária da saúde bucal voltada para prevenção das doenças mais comuns na cavidade oral através da escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Em contrapartida, oferecerá aos alunos a oportunidade de acompanhar o crescimento dos terços médio e inferior da face, cronologia de erupção dental e prevalência de malformações dentárias que podem estar relacionadas à patogênese viral, possibilitando a criação de protocolos de acompanhamento e tratamento específicos para esta comunidade.
Palavras-chave
   Zika vírus, Microcefalia, Malformações dentárias, Desenvolvimento maxilofacial
Público-Alvo
  Todas as crianças com microcefalia assistidas pelo CERVAC - Centro de Reabilitação e Valorização da Criança. Como as ações irão incluir orientação à higiene Bucal e cuidados importantes para manutenção da saúde bucal as mães também serão consideradas público alvo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar