«« Voltar
Grupo Robeyoncé de Pesquisa-Ação - refazendo o direito: teoria crítica, direito e lutas feministas e LGBTT em Pernambuco (Cópia) 05-03-2018
Protocolo do SIGProj:   298238.1657.200020.06032018
De:01/04/2018  à  29/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marilia Montenegro Pessoa de Mello
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCJ - CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Unidade de Origem
  Departamento de Direito Público Especializado - Departamento de Direito Público Especializado
Resumo da Ação de Extensão
  O 'Grupo Robeyoncé de Pesquisa-Ação - Refazendo o Direito' pretende dar continuidade ao projeto “Refazendo o direito: teoria crítica, direito e movimentos feministas e LGBTT em Pernambuco”. É um projeto interdisciplinar, interprofissional e possui diversas frentes de atuação. Desde o final de 2015, realizamos uma investigação teórica acerca de debates contemporâneos sobre teoria crítica (tradicionalmente vinculada à Escola de Frankfurt), direito e gênero. Em encontros no Centro de Ciências Jurídicas e no Departamento de Filosofia (Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (NEFIPE, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8509465777745707) da UFPE discutimos ideias de autores como Axel Honneth, Jessica Benjamin e Judith Butler. No segundo semestre de 2015, inciamos a fase empírica da investigação com a aprovação do projeto 'Refazendo o Direito ' pelo PIBEX. Buscaremos continuar esse trabalho por meio de novas investigações no CCJ e no NEFIPE, encontros com coletivos e movimentos feministas e LGBTT, com o grupo GEMA/UFPE, com o Ministério Público Federal (MPF) e com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE). Tendo em conta nosso trabalho de investigação teórica sobre a teoria crítica, as pesquisas do grupo GEMA e as experiências do MPF e DPPE, discutiremos o potencial emancipatório de demandas de coletivos e movimentos sociais e, com base nelas, pensaremos possibilidades de intervenção pelo direito (mudanças em leis, práticas judiciais ou outros modos de intervenção), tal como fizemos no primeiro semestre de 2017 ao auxiliar a DPPE no mutirão de retificação do registro civil de pessoas transexuais e na construção coletiva de peça processual.
Palavras-chave
   Teoria crítica, direito, gênero, lutas sociais.
Público-Alvo
  Em primeiro plano, pretendemos dialogar com sujeitos e sujeitas em vulnerabilidade social, notadamente travestis, transexuais, LGBs e mulheres. Pretende-se, ainda, construir junto a professores, pesquisadores e estudantes de direito, filosofia, teoria social e psicologia, integrantes do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública de Pernambuco, de coletivos/movimentos sociais parceiros e eventualmente de outros grupos sociais que se aproximem da equipe.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   marilia_montenegro@yahoo.com.br / robeyonceestudosdegenero@gmail.com / grupo-robeyonce-lima@googlegroups.com
«« Voltar