«« Voltar
Extensão e inovação: diálogos entre a universidade e uma associação de manipuladoras de plantas medicinais da RMR (Cópia) 03-03-2018
Protocolo do SIGProj:   297840.1657.192332.06032018
De:01/04/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Michelly Cristiny Pereira
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CB - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  Dept-Fisiologia - Fisiologia e farmacologia
Resumo da Ação de Extensão
   O Centro de Saúde Alternativa da Muribeca (CESAM), localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, é uma associação de manipuladoras de plantas medicinais. Alunos da Universidade Federal de Pernambuco, a partir de visitas ao CESAM em 2016, identificaram o interesse das associadas em aprofundar os conhecimentos a respeito de uma tintura vegetal que as mesmas produziam da espécie Plectranthus barbatus, conhecida como Falso Boldo. Neste contexto, o objetivo do presente projeto extensionista é realizar uma pesquisa-Ação com as associadas do CESAM para o aprimoramento de uma tintura vegetal de Plectranthus barbatus, com fins medicinais. A tintura obtida pelas associadas do CESAM será investigada por alunos da graduação e pós-graduação, para caracterização fitoquímica e biológica, comparando-a com outros tipos de extratos da planta. Durante a pesquisa, serão realizadas oficina com as associadas do CESAM para compartilhar e discutir os conhecimentos advindos da comunidade e as pesquisas desenvolvidas na academia. O conhecimento produzido também estará disponível aos consumidores do CESAM a partir da divulgação dos resultados da pesquisa em um site da internet. Desta forma, espera-se contribuir para a produção de conhecimento que estimule o uso racional e seguro dos remédios tradicionais produzidos pelo CESAM. Ademais, a partir deste debate, será possível estudar conjuntamente com o CESAM, a possibilidade futura de desenvolvimento de um produto tradicional fitoterápico. A proposta solicita uma bolsa de extensão para aluno de graduação e recursos para custeio das ações de pesquisa e extensão. Linha temática: Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
Palavras-chave
   Medicina Tradicional, plantas medicinais, pesquisa-ação, Produção, Trabalho
Público-Alvo
  O público alvo são as associadas do Centro de Saúde Muribeca (CESAM) e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Cumpre salientar que o conhecimento produzido pela pesquisa-ação também beneficiará outros, destacadamente os consumidores dos produtos tradicionais feitos pelo CESAM, os quais também poderão ter acesso às informações científicas sobre a segurança das tinturas comercializadas pela associação nas feiras orgânicas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar