«« Voltar
Atividades Psicológicas em Comunidades de Nova Friburgo e no Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   295476.1656.196130.28022018
De:16/04/2018  à  16/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Claudio de Sao Thiago Cavas
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Em projeto foi iniciado em 2011, quando as chuvas causaram um grande número de mortes na Região Serrana. As atividades eram desenvolvidas em comunidades de baixa renda, onde eram realizados atendimentos de crianças e adolescentes com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Quando os encaminhamentos pelos efeitos das enchentes e desmoranamentos diminuiram, procuramos deslocar as intervenções para o Conselho Tutelar de Nova Friburgo (CT-NF), que se interessou em receber nosso projeto. Entretanto, em 2016 houve uma modificação nas condições do transporte, o que inviabilizou a continuidade de nossos atendimentos. Por isto procuramos desdobrar o projeto para o Rio de Janeiro, onde fechamos uma parceria com o Solar Meninos de Luz, uma organização civil, filantrópica, que promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. As atividades psicológicas abrangem avaliações diagnósticas e atendimento terapêutico para os adolescentes do Ensino Fundamental com problemas emocionais ou de rendimento escolar. Além disto o projeto se propõe também a realizar Oficinas de Orientação de Pais. Outro objetivo do projeto é a ampliação das parcerias em instituições que atendem vítimas de abuso (NACA, Conselhos Tutelares).
Palavras-chave
   Adolescentes, Psicodiagnóstico, TEPT, Abusos, Fiolência
Público-Alvo
  [ 1 ] UFRJ Professores : 1. Claudio de São Thiago Cavas: Coordenador do projeto, e professor do Instituto de Psicologia; 2. Elza Rocha Pinto – ex-coordenadora do projeto, desde 2011 até 2013. Alunos : • participação no projeto: entre 6 e 8 alunos • participação em palestra e/ou filmes sobre temática do projeto: 30 alunos • participação em palestra e/ou filmes sobre temática do projeto: 10 [ 2 ] Solar Meninos de Luz (ONG) Nesta instituição os extensionistas vão realizar avaliações com alunos com baixo rendimento escolar, além de entrevistar professores e técnicos da escola para preenchimento de questionários de pesquisa. • Adolescentes atendidos em Avaliação Diagnóstica: 30 • Adolescentes participantes da pesquisa: 150 • Familiares: pais e/ou responsáveis: 50 • Professores: 30 • Técnicos: 10 Total aproximado: 270 pessoas [ 3] Instituições Governamentais Municipais: Conselho Tutelar de Laranjeiras e Núcleo de Assitência a Crianças e Adolescentes Nestas duas instituições a ação principal continuará sendo 'Avaliação Psicológica', como em Nova Friburgo. O que muda é a problemática envolvida. Enquanto em Friburgo o objetivo era identificar crianças e adolescentes vítimas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, nos Conselhos Tutelares e no NACA, o objetivo será realizar avaliações psicológicas de crianças e adolescentes vítimas de violências e abusos. • Crianças: 20 em cada instituição • Adolescentes atendidos: em cada instituição: 20 • Familiares: 40 pais e/ou responsáveis em cada instituição • Técnicos: 5 em cada instituição Assim, calculamos que entre técnicos, e população atendida nestas duas instituições, o projeto venha a atingir em torno de 170 pessoas:
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   • O projeto é divulgado através de cartazes, abrindo vaga para a participação de alunos de outras Unidades da UFRJ, e também de outras Universidades. • Da mesma forma, em 2017 vamos fazer a divulgação do Curso sobre Violência contra Crianças e Adolescentes, dirigido principalmente para a qualificação dos alunos bolsistas. Porém que pode ser aberto também para outros alunos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia e Enfermagem. • Internet: o projeto tem um site na Internet, porém os extensionistas estão criando uma página específica para o funcionamento do projeto no Rio de Janeiro.
«« Voltar