Avaliação neuropsicológica e perfis cognitivos de crianças com dificuldade de aprendizagem
Protocolo do SIGProj: 295433.1656.129215.03032018
De:30/04/2018 à 30/04/2019
Instituição
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
As dificuldades de aprendizagem são caracterizadas por rebaixamento significativo do desempenho acadêmico, em relação ao esperado para determinada faixa etária e nível de escolaridade. Estas dificuldades, combinadas ou isoladas, afetam o rendimento escolar e podem ter consequências até a idade adulta, impondo limites importantes para o posicionamento do indivíduo na sociedade. Independente das causas, em todos os casos de dificuldade de aprendizagem existem alterações subjacentes do funcionamento cognitivo, que podem afetar uma ou mais funções (atenção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivos, percepção, habilidades visuo-construtivas e até praxia). A compreensão do padrão individual de funções cognitivas preservadas e comprometidas, através de avaliação neuropsicológica, contribui para o planejamento de intervenções que promovam o desenvolvimento da criança e o aumento do rendimento acadêmico possível em cada caso.
Este projeto tem por objetivos (1) Avaliação Neuropsicológica de crianças (provenientes de escolas que atendem populações de baixa renda) com queixa de dificuldade de aprendizagem e (2) criação e implementação de intervenções promotoras de desenvolvimento cognitivo e acadêmico a partir dos perfis cognitivos particulares, assim como das demandas e caracteristicas sócio-culturais da população alvo. Estas intervenções serão voltadas para as próprias crianças e para os professores.
Palavras-chave
dificuldade de aprendizagem, avaliação neuropsicológica, intervenção cognitiva
Público-Alvo
Crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de idade, com queixa de dificuldade de aprendizagem, oriundas da escola parceira, do Instituto Reação (Rocinha), e provenientes de outras escolas que procurem o Departamento de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
Equipe de Neuropsicologia das Dificuldades de Aprendizagem
Supervisão: Prof. Rosinda Martins Oliveira
Departamento de Psicologia Aplicada
Instituto de Psicologia
UFRJ - Campus da Praia Vermelha