«« Voltar
Jardins da saúde: um incentivo ao diálogo entre ciências da natureza e saberes populares na escola
Protocolo do SIGProj:   295431.1666.74343.07032018
De:15/03/2018  à  15/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz Humberto Souza
Instituição
  UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Unidade Geral
  VCA - Campus de Vitória da Conquista
Unidade de Origem
  DFZ - Departamento de Fitotecnia e Zootecnia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como proposta a implantação do cultivo de plantas medicinais em escolas públicas e privadas do município de Vitoria da Conquista, através de jardins que contarão com participação de alunos, professores e funcionários, além de pessoas da comunidade e pais que tenham interesse em participar. O primeiro jardim será implantado na unidade escolar que apresentar melhor estrutura para o desenvolvimento das atividades, estrutura esta que posteriormente também poderá ser utilizada como suporte para que outras unidades escolares sejam contempladas com o projeto. Busca-se desenvolver atividades práticas e teóricas sobre os temas que envolvem o trabalho com plantas medicinais e as práticas integrativas e complementares da saúde incentivando o aprendizado e seu uso adequado. Espera-se, o desenvolvimento e valorização da leitura e da pesquisa como instrumentos básicos na formação de hábitos que possibilitem a preservação da saúde. A médio prazo, este projeto busca também despertar o interesse desses alunos pelas áreas de saúde e agrárias, estimulando os vínculos entre as escolas locais e a UESB, e com isso, vislumbrar um futuro mais promissor para ele e sua família. Após a implantação da primeira horta, o foco se direcionará para a ampliação do trabalho em outras escolas, possibilitando a participação de novos agentes interessados em integrar o projeto.
Palavras-chave
   Plantas medicinais, educação, meio ambiente, saúde
Público-Alvo
  Famílias de alunos, discentes, professores e servidores das escolas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   lhs@uesb.edu.br
«« Voltar