«« Voltar
PROJETO DE EXTENSÃO: MOVIMENTOS SOCIAIS E PROMOÇÃO DO DIREITO À SAÚDE E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E A MERCANTILIZAÇÃO DA VIDA
Protocolo do SIGProj:   294645.1656.215757.04032018
De:21/03/2018  à  27/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IESC - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão tem como objetivo conhecer, acompanhar e assessorar os movimentos sociais no que diz respeito às demandas relacionadas à efetivação do direito à saúde, priorizando os seguintes temas: trabalho, ambiente e saúde; privatização e mercantilização da saúde; dominação oligárquica e saúde. O projeto iniciará com as parcerias do Forum de Saúde do Rio de Janeiro e Movimento Chega de Descaso, tendo como perspectiva ampliar para outros movimentos do mesmo campo de atuação. Tem como objetivos específicos: a) Divulgar amplamente as informações coletadas e analisadas sobre os movimentos sociais especificados em suas relações com o direito à saúde; b) identificar, produzir e disseminar informações e conhecimentos relevantes para a atuação desses movimentos sociais nas temáticas definidas; c) assessorar os movimentos sociais especificados nas temáticas e identificar temas emergentes a serem objeto de ampliação do projeto; d) capacitar alunos de graduação e pós-graduação para atuar na assessoria a movimentos sociais pelo direito à saúde; e) formar pessoas nos temas assinalados: discentes e comunidade; f) atualizar currículos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e outros cursos em participação popular e controle social. A metodologia está assentada na assessoria, enquanto atividade acadêmica de prestação de serviços e transferência de conhecimentos. Pressupondo uma troca, que se dá através de práticas dialogadas. Como resultado, pretende-se o acesso direto de movimentos sociais à uma assessoria qualificada, calcada em conhecimentos científicos. Para os alunos, a capacitação para prestarem assessoria a movimentos sociais nas novas demandas e formas de atuação do Brasil na contemporaneidade.
Palavras-chave
   Movimentos sociais, Direito à saúde, Políticas de Saúde, Assessoria
Público-Alvo
  Cidadãos organizados em movimentos sociais de defesa dos direitos a saúde e contra a privatização e mercantilização.Os que já participam diretamente da dinâmica dos movimentos, seja como cooordenadores ou ativistas são 50 indivíduos. Um público maior é esperado, que acessa as midias dos movimentos sociais em questão e que poderão acessar as informações criadas pelo projeto. Nesse caso não temos como estimar a quantidade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   inespguimaraes@gmail.com gabriel@iesc.ufrj.br siliansky@iesc.ufrj.br
«« Voltar