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Clima na escola -2018
Protocolo do SIGProj:   294056.1589.275063.27022018
De:27/03/2018  à  30/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Patricia Diniz Martins
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICTE - Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Resumo da Ação de Extensão
  Um dos grandes desafios encontrados no ensino é a fragmentação do conhecimento e o seu afastamento da realidade. Muitos encontram dificuldades em relacionar o conteúdo apresentado em sala de aula com o que está acontecendo ao seu redor. O entendimento do meio e como isso pode ser explicado pelo conhecimento científico deve ser prioridade na academia, assim como, utilizar esse conhecimento para trazer benefícios para o meio no qual está inserido. O Projeto Inclusão da estação meteorológica como laboratório didático inserido no Programa de Monitoramento do Clima propõe a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em relação às variáveis climatológicas regionais e especificamente do ICTE por meio da visualização e análise das variáveis climatológicas e suas relações com o entorno. A proximidade das salas de aula com os equipamentos de monitoramento favorece a utilização dos mesmos nas aulas e a verificação instantânea dos dados. Poderão ser realizadas várias pesquisas em áreas diversas como saúde, ecologia, biologia, hidrologia, hidrogeologia, hidráulica, planejamento ambiental, entre outras. A comunidade se beneficiará pela disponibilidade de dados e monitoramento contínuo, bem como pelos boletins divulgados no site da UFTM sobre as condições climatológicas instantâneas, semanais e previsões do tempo e visitas à estação meteorológica de grupos acadêmicos de diferentes níveis . Desta forma, o programa auxilia a formação crítica do aluno e interliga os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o seu entorno favorecendo o retorno para a sociedade por meio da pesquisa e extensão.
Palavras-chave
   clima urbano, laboratório vivo, monitoramento climatológico contínuo
Público-Alvo
  Comunidade Acadêmica: Docentes, discentes e técnicos administrativos - UFTM - Comunidade Externa: Professores de alunos de Instituições públicas de ensino básico e superior. Cerca 40 alunos das disciplinas de Hidrologia e Climatologia por semestre, totalizando 80 discentes da UFTM poderão ser beneficiados, pelo menos 5 alunos no curso de mestrado poderão utilizar os dados da estação e uma técnica administrativa para auxiliar na seleção dos projetos e revisão dos relatórios. Dos discentes, pelo menos 3 terão ligação direta com o projeto participando efetivamente das atividades da estação. Em relação às Instituições Federais, pelo menos 3 técnicos do INMET participarão do programa na instalação, monitoramento, manutenção e envio de boletins técnicos. O responsável é o Lizandro que indicará os demais participantes. Além do INMET, espera-se que outras Instituições de Ensino como o IFTM utilize os dados da estação em seus programas de graduação e pós-graduação. Os outros participantes serão a comunidade e grupos com interesse na área que se beneficiarão dos dados sem estarem vinculados a alguma Instituição e os alunos de diferentes níveis de formação que vão poder estar tendo contato com a estação meteorológica, que será utilizada como laboratório pedagógico. Esse número foi estimado podendo ser maior ou menor, o acompanhamento das visualizações no site indicará a realidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   patricia.martins@uftm.edu.br www.uftm.edu.br
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